Veterinária explica relação entre violência contra animais e violência doméstica durante Tribuna Livre
Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), recebeu a Dra. Érika Zanoni Fagundes, que atua como Médica Veterinária em Ponta Grossa. Durante sua fala, a profissional falou sobre a Teoria do Link, que considera que indivíduos que são violentos com animais, em algum momento serão violentos com outras pessoas e cobrou medidas do legislativo no combate contra a violência com animais.
De acordo com Érika, a Teoria do Link está relacionada com a violência doméstica, e pesquisas demonstram que mais de 70% de mulheres que sofreram algum tipo de violência por parte de seus companheiros, em algum momento presenciaram ele sendo violento com animais. “O FBI utiliza a teoria do link em suas investigações, já que em pesquisas internas apontam essa correlação entre 70 a 90% nos casos de violência. Ou seja, se é violento com animais, será violento com pessoas”, explica.
Érika destaca que a violência com animais é a ponta do iceberg para um problema mais complexo, que é a violência contra as mulheres e cobrou do legislativo medidas que promovam a conscientização desse problema. “Muitas vezes a violência contra os animais é negligenciada, e vista como um problema isolado, só que um pessoa violenta com animais, vai cometer violência contra as mulheres e crianças, Por isso o problema tem que ser resolvido desde os pequenos indícios”, defende.