'Vereadores jovens' tomam posse nesta quinta-feira

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 24/04/2024 16h13, última modificação 24/04/2024 16h13
Projeto de Educação Política da Câmara Municipal reunirá estudantes eleitos(as) em 18 escolas diferentes da cidade. Sessões ordinárias do projeto começam em maio

O plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebe, nesta quinta-feira (25), a sessão especial para posse dos vereadores jovens, integrantes do projeto Câmara Jovem. Ao todo, 19 adolescentes eleitos(as) nas 18 escolas participantes do projeto, irão tomar posse da segunda legislatura do programa de Educação Política do Legislativo Municipal a partir das 14h.

A cerimônia de posse contará com representantes das escolas participantes, familiares e também membros do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário. Para o presidente da Casa de Leis, Filipe Chociai (PSD), a sessão marca um passo importante na institucionalização do programa. "Nos últimos anos, tornamos o Câmara Jovem um programa institucional realizado anualmente pelo Legislativo e que faz parte de um esforço de aproximação da Câmara com a sociedade", explica Filipe.

Logo após empossados, os(as) vereadores(as) jovens irão formar a Mesa Diretora da Legislatura, com o mesmo funcionamento da Câmara "tradicional". "Para nós, aqui na Câmara, é um grande orgulho receber estes jovens, escolhidos por suas comunidades escolares e que agora irão conhecer a prática da política institucional através do Legislativo", contou o coordenador do programa e diretor de Imprensa e Divulgação da CMPG, Afonso Verner.

Chociai lembrou ainda que a escolha dos 19 vereadores(as) jovens movimentou mais de 6,4 mil estudantes em 18 colégios diferentes da cidade - todos os eleitores(as) receberam um Título de Eleitor e votaram em urnas eletrônicas. "Esse é um exercício de cidadania muito importante para estes jovens que amanhã serão os eleitores que vão escolher nossos representantes políticos", explicou Filipe.

Em 2024, o Câmara Jovem foi realizado em parceria com a Vara da Infância e Juventude, através do programa Eleitor do Futuro e envolveu estudantes de 12 a 16 anos incompletos. Também estão entre os parceiros do projeto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Núcleo Regional de Educação, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares (Sinepe), a Receita Federal e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Escolas participantes

Participam do programa em 2024, os colégios Munhoz da Rocha, José Elias da Rocha, Elite, 31 de Março, Frei Doroteu, Colares, Brasílio Antunes, General Osório, Polivalente, Elzira Correia de Sá, Linda Bacila, Sirley Jagas, SEPAM, Positivo, Sagrada Família, Sagrado Coração, Instituto de Educação e Regente Feijó.