Vereadores homenageiam mulheres pelo seu dia

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 08/03/2023 16h57, última modificação 08/03/2023 16h57
Mesa Executiva apresentou projetos de resolução com ações concretas beneficiando as mulheres

Ana Cláudia Gambassi

A Sessão ordinária desta quarta-feira (08/03) iniciou em clima de homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, com a entrega de uma moção de aplauso à Iracema Severino, de 93 anos.

As servidoras da Casa também foram lembradas de forma especial. Concretizando essas homenagens, foram apresentados três Projetos de Resolução de autoria da Mesa Executiva, direcionados às mulheres.

As iniciativas propõem a criação da Procuradoria da Mulher que terá, entre outras atribuições, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher e fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo Municipal que visem a promoção da igualdade de gênero.

A instituição da homenagem "Mérito Maria Isabel Ramos Wosgrau" a ser entregue às mulheres que desempenham trabalhos relevantes à comunidade nas áreas de Educação, Assistência Social, Indústria e Comércio, Saúde e na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e das mulheres. E a criação da Galeria das vereadoras, destacando, de modo especial, as mulheres que exercem mandato junto ao Legislativo Municipal.

Ainda na linha das políticas afirmativas em favor das mulheres, os parlamentares aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 350/2022, da vereadora Joce Canto, que institui a Campanha Municipal 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a ser realizada anualmente do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro.

Foram aprovados os Projetos de Lei 367/2021, do vereador Julio Kuller, que denomina de Nelson Mendes a Rua a° 17, do Loteamento Residencial Cidalta, bairro Boa Vista; e 370/2022, do vereador Divo, que denomina de Pedro Vicente , a rua D do loteamento Residencial Campo Belo Gold 1, bairro Colônia Dona Luiza.

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 216/2021, do vereador Divo, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.

Foi aprovado o Projeto de Lei 317/2022, do vereador Felipe Passos, que promove alterações na Lei n.º 10.973, de 23/05/2012, que dispõe sobre a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista.