Vereadores criam Dia do Desapego Consciente em Ponta Grossa

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 20/02/2024 16h41, última modificação 20/02/2024 16h41
Iniciativa do parlamentar Leandro Bianco (Republicanos) visa beneficiar famílias carentes e promover a conscientização ambiental

Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei (278/2023) do vereador Leandro Bianco (Republicanos). A proposta tem como objetivo instituir o “Dia do Desapego Consciente” na cidade, uma iniciativa voltada para arrecadar objetos em bom estado que possam beneficiar diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Bianco, a proposta tem um objetivo duplo e simultâneo. “A ideia que move o projeto é não apenas fornecer ajuda material às famílias carentes, mas também promover uma educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância da reutilização e do descarte responsável de materiais”, explica o parlamentar do Republicanos.

O vereador ressaltou a diversidade de itens que podem ser doados, incluindo desde eletrodomésticos até materiais de construção, como telhas e tijolos. Ao incentivar a doação de objetos que ainda estejam em condições de uso, como "brinquedos, móveis, livros, colchões, máquinas de lavar, fogões e geladeiras", o projeto busca reduzir o desperdício e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias mais necessitadas.

Organização da campanha

O projeto prevê que a campanha ocorrerá mensalmente, no último sábado do mês, com a coleta dos materiais descartados conscientemente pela população. Cabe ao Poder Executivo, através da Secretaria competente, adotar os meios e critérios para a efetividade desta Lei, assegurando que o "Dia do Desapego Consciente" cumpra seus propósitos de solidariedade e preservação do meio ambiente.