Vereadores aprovam concessão de imóvel para Associação de Pilotos de Kart

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 07/03/2024 16h05, última modificação 07/03/2024 16h05
Projeto de lei foi aprovado pelo plenário e segue para sanção do Poder Executivo. Medida visa garantir espaço para criação de pista de Kart em parceria com a Prefeitura

Na sessão ordinária desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei nº 514/2023, que propõe a concessão de um imóvel público para a Associação de Pilotos de Kart de Ponta Grossa (APKPG). A medida visa fortalecer a prática do esporte na região e autoriza a Prefeitura a conceder direito de um uso de um imóvel de 43 mil m², localizado no Distrito de Guaragi, para a construção de uma pista de kart.

O texto aprovado pelo plenário também inclui uma cláusula de reversão do imóvel em favor do município caso as obras não sejam iniciadas dentro do prazo estipulado. Os pareceres das comissões ressaltaram a constitucionalidade, legalidade e importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. Incentivador da proposta, o vereador e vice-presidente da Câmara, Daniel Milla (PSD), enfatizou a relevância do projeto para a cidade.

"O projeto do kartódromo no nosso município foi amplamente discutido e avaliado ao longo do tempo, não só nessa gestão, mas nas outras gestões, devido a importância que ele teve no passado”, destaca Milla. O parlamentar explica que a pista Vila Velha, última pista de Kart pertencente ao município, foi palco de competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro, e de competições estaduais.

Segundo Milla, com o fechamento da Pista de Vila Velha por questões ambientais, houve uma diminuição do incentivo à prática do Kart na cidade. "Desde então [fechamento da Pista de Vila Velha], não conseguimos encontrar uma localização ideal para construir uma nova pista. Agora, com o passar do tempo, surgiu uma área em um distrito rural da cidade, em Guaragi, que complementa ainda mais essa ideia", defende o vice-presidente.

O vereador entende que a criação da nova pista vai fomentar o emprego, gerar renda e fortalecer o comércio local, além de impulsionar o agroturismo na região. "Já temos alguns empresários olhando essa localidade com um grande potencial devido à pista de kart, assim como as demais atrações que estão naquela região da cidade”, ressalta Daniel Milla.

Segundo Milla, a pista será pública e terá uso compartilhado pelo município, com algumas datas reservadas para o uso municipal, e outras destinadas para a utilização da associação. "Podemos incluir outras modalidades no uso da pista, não só o autódromo, mas como também a motovelocidade e a arrancada. Estamos aguardando a parte técnica definir isso para que possamos dar prosseguimento ao projeto”, explica o vereador do PSD.

Trâmite

Com a aprovação em dois turnos no plenário da Casa de Leis, o texto será encaminhado ao Poder Executivo que tem 15 dias úteis para vetar ou sancionar a proposta.