Vereadores aprovam ações para combate ao racismo em eventos esportivos

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 07/03/2024 15h01, última modificação 07/03/2024 15h01
Projeto implementa "Política Municipal Vini Junior" e busca combater casos de racismo em eventos esportivos em Ponta Grossa

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (6), o projeto de Lei (463/2023) que institui a "Política Municipal Vini Jr." visando combater o racismo nos estádios, ginásios e arenas esportivas públicas e privadas da cidade. Apresentado pelo vereador Dr. Erick Camargo (PSDB), o projeto foi aprovado por unanimidade.

O projeto busca estabelecer uma política pública para combater o racismo nos eventos esportivos de Ponta Grossa, estabelecendo diretrizes para prevenir e punir atos de discriminação racial nas arenas esportivas. "A proposta inclui ações de conscientização, capacitação e sensibilização dos envolvidos nos eventos esportivos, bem como a implementação de medidas de prevenção e combate ao racismo", conta Erick, autor do projeto.

O tucano autor do projeto destaca que a iniciativa nasce em meio às discussões sobre a necessidade de ações incisivas por parte da sociedade e do Poder Público para se instituir medidas de combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica no meio esportivo. "A ideia é garantir que o acesso e participação da população negra nesses espaços não sejam prejudicados por quem não respeita princípios elementares do respeito a todos", destaca Camargo.

Criação de mecanismos de denúncia

O Projeto estabelece a criação de mecanismos de denúncia e acompanhamento de casos de racismo nos eventos esportivos, com o objetivo de garantir a efetivação da política proposta. "Dessa forma, busca-se promover uma cultura de respeito à diversidade e de combate ao preconceito nos espaços esportivos de Ponta Grossa, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", defende Erick.

Referência no combate ao racismo

A Política Municipal Vini Jr. recebeu esse nome em referência ao jogador de futebol brasileiro Vinícius Junior, que vem se tornando um ícone mundial no combate ao racismo no esporte. Recentemente, o atleta tem sido alvo de ataques racistas em partidas de futebol na Europa, reforçando a importância de iniciativas como essa para a promoção da igualdade e do respeito nos eventos esportivos.

Vinícius Junior, nascido em São Gonçalo (RJ) em 12 de julho de 2000, é um dos nomes mais proeminentes do futebol brasileiro na atualidade. Sua carreira teve início quando, aos seis anos, foi matriculado em uma escolinha do Flamengo, clube pelo qual se destacou e se desenvolveu como jogador. Aos 16 anos, integrou o time principal do Flamengo e desde então tem se destacado tanto a nível nacional quanto internacional.