Vereador Leandro Bianco quer prioridade na realização de exames para diabéticos

por marcelo — publicado 04/10/2022 16h30, última modificação 04/10/2022 16h30

Foi protocolado na Câmara Municipal de Ponta Grossa, um Projeto de Lei de número 303/2022, que visa conceder aos portadores de diabetes a prioridade no atendimento em casos de exames que exijam jejum total. De acordo com o vereador Leandro Bianco, autor do projeto, pretende dar mais agilidade no atendimento aos pacientes com diabete, reconhecendo que esse público precisa de uma atenção especial. “Todos têm constitucionalmente o direito à saúde, mas devemos destacar a individualidade de cada um. Pacientes com diabetes têm dificuldades de produzir insulina suficiente para lidar com a glicose no sangue e precisam realizar avaliações médicas periódicas para ter uma vida saudável. No entanto, muitas vezes esses pacientes têm que enfrentar longas filas até serem atendidos e assim o tempo de jejum se torna ainda mais penoso”, afirmou o vereador.

"É uma medida simples, mas espero que a proposição beneficie os diabéticos. Ao darmos prioridade de atendimento nos serviços diagnósticos, reduziremos a sobrecarga desnecessária que o jejum prolongado provoca em seu metabolismo que desequilibra ainda mais a glicemia." Finaliza Leandro Bianco

Incidência no Brasil

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), segundo dados do Ministério da Saúde. O país só está atrás da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, em número de casos registrados. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões, sobretudo em razão da má alimentação e do sedentarismo, que são as grandes causas do diabetes.

O Projeto de Lei proposto pelo vereador se aplica a todos os hospitais públicos e particulares, clínicas, postos de saúde e de coleta, credenciados a rede municipal de saúde. A proposta também impõe que estes mesmos estabelecimentos monitorem, por meio de laudo médico, a existência desta condição patológica.