Sessão Especial encerrou programa Câmara Jovem de 2023

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 18/12/2023 17h19, última modificação 18/12/2023 17h19
No total, os parlamentares jovens apresentaram quase 250 proposições, entre projetos de lei, moções e indicações

Uma prestigiada Sessão Especial assinalou o encerramento do Programa Câmara Jovem 2023. Além das palavras de incentivo destacadas pelas diversas autoridades presentes ao encontro, os vereadores jovens receberam certificados de participação, kits de premiação que incluíram um notebook e moções de aplauso.

Ao longo do ano, os 16 parlamentares tiveram a oportunidade de, não só conhecer mais de perto o funcionamento do Poder Legislativo, como atuarem como vereadores.

Parabenizando os estudantes pelo comprometimento e desempenho, o coordenador do Câmara Jovem, Edson Gil, lembrou da importância de despertar lideranças no ambiente escolar. “Os estudantes sabem quais as demandas mais importantes da sua comunidade. Esse local de fala pertence a eles e a Câmara abre suas portas para, além de educar e formar lideranças, possibilitar a participação da juventude na política de Ponta Grossa”, comenta.

Com a orientação e o apoio dos assessores de gabinete e dos vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa, eles cumpriram todo o processo legislativo, com a apresentação de propostas de Projetos de Lei, análise pelas comissões e votação em plenário.

“Dos projetos apresentados pelo parlamento jovem, quatro deles viraram leis que já estão em vigor, assinalando o protagonismo destas jovens lideranças”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Filipe Chociai, em seu pronunciamento.

Ele enfatizou ainda que, essa é uma iniciativa que cumpre uma das principais metas do Poder Legislativo: levar cidadania a toda a comunidade.

O Programa Câmara Jovem é uma iniciativa institucional apartidária da Câmara Municipal, que conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral, Vara da Infância e Juventude, Núcleo Regional de Educação, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Estado do Paraná, Secretaria Municipal de Esportes, Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Receita Federal e 1º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa. Os parceiros do programa foram homenageados com uma moção de aplauso proposta pelo presidente da Câmara.