Sessão da Câmara é marcada por homenagens a cidadãos ilustres

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 18/03/2024 17h51, última modificação 18/03/2024 17h51
Sessão ordinária do Legislativo foi marcada pela aprovação de homenagens a cidadãos ilustres

Sirlei Silveira

Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou projetos de denominação de ruas e espaços públicos. A pauta incluiu homenagens a figuras ilustres da cidade e reconhecimentos por serviços prestados. Utilizaram a comunicação parlamentar a vereadora Josi Kieras (PT) e o vereador Isaías Salustiano (PL).

Confira abaixo os principais projetos votados em primeira discussão:

O Projeto de Lei nº 471/2023 de autoria do vereador Dr. Zeca (UB), presta homenagem à figura de Cantília Gonçalves, reconhecida por sua habilidade como costureira e sua dedicação à família. Seu legado será lembrado com carinho pela comunidade de Ponta Grossa. (Aprovado com 17 votos favoráveis)

Um dos projetos em destaque foi o PL 496/2023, dos vereadores Geraldo Stocco (PV) e Professor Careca (PSB). A iniciativa denomina uma travessia entre a Vila Cristina e o Jardim Maracanã, na Nova Rússia, de Ali Nayef Bark. A iniciativa visa homenagear Ali Nayef Bark, um morador ativo da região, reconhecendo sua contribuição para a comunidade. (Aprovado com 17 votos favoráveis)

Outro projeto relevante é o PL 507/2023 de autoria do vereador Vinicius Camargo (PSD). A medida denomina de Baldur Justus o trecho correspondente entre a Rua Santa Rosa e a Rua Expedicionário Darcy Soares, frente ao Residencial Morada do Sol. A iniciativa visa prestar uma justa homenagem a Baldur Justus pelos serviços prestados à comunidade. (Aprovado com 17 votos favoráveis)

Além disso, do vereador Pastor Ezequiel (DC) o Projeto de Lei nº 512/2023, denominando de Rua como Regina Maria Bach Grott a Rua D do Loteamento Parque das Palmeiras, como Regina Maria Bach Grott. A proposta visa homenagear Regina Maria Bach Grott por sua contribuição para o desenvolvimento da região. (Aprovado com 17 votos favoráveis)

Outras propostas incluem o Projeto de Lei nº 002/2024 do vereador Professor Careca (PSB) que denomina de Rua Diego Henrique Antunes Gonçalves a via pública no Loteamento Bela Vista, no Bairro Neves. A iniciativa visa homenagear Diego Henrique Antunes Gonçalves por sua atuação em projetos sociais e seu legado na comunidade. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

Já o PL 5/2024, também do vereador Professor Careca (PSB), denominação de Rua Jeferson Elton Miranda, mais conhecido como Boby, a Rua 23, do Loteamento Bela Vista, no Bairro Neves. A iniciativa visa homenagear Jeferson Elton Miranda por sua contribuição para o esporte e projetos sociais na região, realizava eventos natalinos em prol das crianças, onde o mesmo era o Papai Noel - Boby faleceu no dia 18 de março de 2021 vítima da Covid-19. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

Destaca-se também o Projeto de Lei nº 007/2024 do vereador Professor Careca (PSB). O PL denomina de Campo de Futebol como Hipólito Pereira o Campo de Futebol Society localizado na Rua Leopoldo Miques, na Vila Nova, Bairro Estrela. A proposta visa homenagear Hipólito Pereira por sua dedicação ao esporte e seu papel na comunidade. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

Moções de apelo

O vereador Pastor Ezequiel, do partido Democracia Cristã (DC), falou durante a votação da moção de apelo enviada à prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. O pedido pede incentivo da Prefeitura a realizar estudos voltados para a melhoria salarial dos servidores da Fundação Municipal de Saúde.

Especificamente, o vereador sugere a aplicação de Função Gratificada, adicionada aos salários mensais dos técnicos administrativos, que são concursados e atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município.  Além dos projetos, as moções e indicações da ordem do dia também foram aprovadas.

A próxima sessão está marcada para quarta-feira (20).