Projeto Câmara Jovem é apresentado no Colégio Estadual Borell Du Vernay

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 25/07/2023 14h24, última modificação 25/07/2023 14h24
Cerca de 600 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Poder Legislativo Municipal

A Câmara de Ponta Grossa esteve na manhã desta terça-feira (25), no Colégio Estadual Borell Du Vernay, no bairro de Uvaranas, ministrando uma palestra para aproximadamente 600 estudantes do ensino médio. Foi falado sobre o Poder Legislativo, sobre a função dos vereadores e sobre o Programa Câmara Jovem, com o intuito de sensibilizar os adolescentes a participarem das eleições da iniciativa, no próximo ano.

Para a diretora do Colégio, Claudete Aparecida de Campos, a palestra foi importante para mostrar para os estudantes que a política é algo necessário na vida de todos e que deve ser utilizada para defender os interesses das comunidades. Segundo ela, o Colégio Borell ainda não participou do Câmara Jovem, mas que há interesse de ter representantes no Programa, visando uma representatividade nas discussões da cidade. “Já tivemos a participação de um de nossos alunos no Programa Jovem Senador, do Senado Federal, que foi à Brasília representar não somente o Colégio, mas também o estado do Paraná. Temos a intenção de ter também este protagonismo em nível municipal”, disse.

Claudete destaca que a palestra cumpriu com o objetivo de levar cidadania para os estudantes, demonstrando que é muito mais fácil de interagir na vida pública de uma cidade, se há conhecimento dos caminhos para o acesso aos políticos e sobre o funcionamento da Câmara. “Temos que fomentar a cidadania por meio do conhecimento, tanto para a geração de lideranças, mas para que as futuras gerações se motivem a lutar por suas comunidades ou grupos de interesse, no âmbito político”, ressalta a diretora, que salientou que o Colégio Borell tem diversos estudantes com perfil para esta finalidade.

O presidente da Câmara, Filipe Chociai, explica que a intenção da Câmara é visitar outras escolas estaduais e particulares, para, por meio das palestras, aproximar a população jovem do Poder Legislativo. “O Câmara Jovem é uma das ferramentas desta gestão para atrair as pessoas para a Câmara Municipal. É importante não apenas deixar abertas as portas da Casa do Povo, mas também convidar a população a fazer parte das decisões que interferem na vida de toda a cidade. Agradecemos aos alunos, professores e a direção do Colégio em nos dar espaço para levarmos essa mensagem de cidadania”, finaliza Chociai.

As escolas que tiverem interesse em ter uma palestra sobre o Poder Legislativo e sobre o Câmara Jovem, podem entrar em contato pelo telefone (42) 3220-7165, com o Departamento de Imprensa e Divulgação da Casa de Leis.