Programa Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas é instituído em Ponta Grossa

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 04/09/2025 15h40, última modificação 04/09/2025 15h40
Iniciativa busca oferecer capacitação, crédito facilitado e apoio para geração de renda às mães de crianças e adolescentes atípicos

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sancionou, na última terça-feira (02), a Lei nº 15.617/2025, que institui o Programa Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas. De autoria do vereador Jairton da Farmácia (PDT), o projeto de lei tem como propósito incentivar a inclusão social, a independência financeira e o suporte a mães responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência, transtornos de neurodesenvolvimento ou doenças crônicas.

Entre as ações previstas estão a oferta de cursos gratuitos de capacitação em áreas como empreendedorismo, gestão e finanças, a disponibilização de linhas de crédito com condições diferenciadas de juros e prazos, além do estímulo à criação de redes de apoio e da ampliação do acesso a benefícios e incentivos fiscais para negócios conduzidos por essas mães.

A proposta se fundamenta nas dificuldades enfrentadas por essas mulheres em ingressar ou permanecer no mercado de trabalho, já que a rotina de cuidados com os filhos exige disponibilidade constante. Assim, o empreendedorismo é apontado como uma alternativa flexível e viável para garantir geração de renda.

A responsabilidade pela implementação e coordenação do programa fica a cargo do Poder Executivo, que poderá estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para viabilizar as ações.