Procuradoria da Mulher da Câmara participa de evento sobre combate à violência doméstica
Na última terça-feira (15), as vereadoras da Câmara Municipal de Ponta Grossa participaram de um evento em alusão ao Dia da Policial Feminina, promovido pelo 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) em parceria com o Projeto Mulher Segura. A programação contou com a palestra “Prevenção e combate à violência doméstica dentro das instituições”, ministrada pela delegada Cláudia Kruger.
Estiveram presentes as vereadoras Enfermeira Marisleidy (PMB) – procuradora da Mulher da Câmara –, Joce Canto (PP) – ex-procuradora –, e Teka dos Animais (União Brasil) – procuradora adjunta. A participação das parlamentares evidenciou o compromisso do Legislativo com o enfrentamento à violência de gênero. Representando a Procuradoria da Mulher, elas destacaram a importância da integração entre o Legislativo, a Polícia Militar e a Delegacia da Mulher na construção de políticas públicas de proteção às mulheres.
A vereadora Enfermeira Marisleidy destacou a necessidade de fortalecer a articulação entre as instituições de atendimento à mulher. “É importante que a gente compreenda como funcionam os serviços existentes em Ponta Grossa, para qualificar esse atendimento. A nossa ideia é integrar essas estruturas para atender de forma mais completa as necessidades das mulheres”, afirmou.
Durante a palestra, a delegada Cláudia Kruger abordou os tipos de violência doméstica, a atuação sistematizada da Delegacia da Mulher e a relevância da resposta institucional eficaz. A procuradora adjunta, vereadora Teka dos Animais, também valorizou a importância das informações compartilhadas para a atuação das parlamentares na defesa dos direitos das mulheres. “O evento foi de grande aprendizado, pois nós pudemos entender como funcionam os procedimentos que atendem às mulheres vítimas de violência e também fomos instruídas a como agir em cada situação”, ressalta.