Procuradoria da Mulher da Câmara participa da 3ª Caminhada do Meio Dia

por afonso verner publicado 22/07/2025 18h21, última modificação 22/07/2025 18h21
Caminhada faz alusão ao Dia Estadual de Combate do Feminicídio

Nesta terça-feira (22), a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) participou da 3ª Caminhada do Meio Dia, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Os atos contemplaram 173 cidades do Paraná de forma simultânea, com o objetivo de promover a conscientização e em memória de mulheres que foram vítimas de violência. Compõe a Procuradoria da Mulher, as vereadoras Enfermeira Marisleidy (PMB), como procuradora; e Teka dos Animais (União Brasil), como procuradora-adjunta. Também esteve presente na caminhada a vereadora Joce Canto (PP).   

Procuradora da Mulher da CMPG, a vereadora Enfermeira Marisleidy (PMB) destacou a participação no evento. “A caminhada buscou relembrar as seis mulheres que foram vítimas de feminicídio no município em 2024. Em memória delas, foram plantadas azaleias lá no parque ambiental. O evento busca trazer consciência para a população, a consciência de que a mulher tem de ser respeitada, amada e tem que ter o seu espaço”, afirma. 

Para a procuradora-adjunta do Legislativo, Teka dos Animais (União Brasil), o evento é um marco importante na conscientização da sociedade sobre o tema. “Muitas vezes só damos ênfase na violência contra a mulher quando um caso de destaque chama a atenção na mídia, mas este tipo de violência é muito mais frequente e precisa ser combatido”, afirma. 

Vereadora e ex-procuradora da mulher da CMPG, Joce Canto (PP) comenta sobre a caminhada e reforça a necessidade de formalizar denúncias de violência. “A caminhada foi um evento simbólico para lembrar de todas as mulheres vítimas de feminicídio que já se foram, mas também para trazer conscientização para toda a população. Se você conhece alguém em situação de violência denuncie no número 180 ou 190”, disse a vereadora. 

Sobre a data   

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi escolhido na data de 22 de julho em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio.