Presidente da Câmara pede luto oficial de três dias após falecimento de Padre Wilton

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 04/03/2024 14h30, última modificação 04/03/2024 14h30
Presidente do Legislativo, Filipe Chociai (PSD), pede que Prefeitura decrete luto oficial no município por três dias

O vereador Filipe Chociai (PSD), presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), enviou um ofício à prefeita, Professora Elizabeth Schmidt (também do PSD), pedindo a decretação de luto oficial de três dias na cidade. A motivação é a despedida do cidadão honorário Wilton Moraes Lopes, padre fundador da Copiosa Redenção e reconhecido pelo trabalho social que executa na cidade. O falecimento do religioso de 67 anos aconteceu na madrugada desta segunda-feira (4).

Chociai lembrou que, para além de opções religiosas e ciente da separação entre Estado e Igreja, Wilton prestou um grande trabalho à cidade e seu falecimento deve ser reconhecido pelas instituições. "O padre Wilton tinha um trabalho incrível em prol das pessoas mais necessitadas e nosso hasteamento da bandeira de meio mastro é uma singela homenagem à isso", destaca Filipe.

Chociai ainda destacou que Wilton atuava em Ponta Grossa desde 1988, quando foi transferido de Campo Grande (MS) e, desde então, foi acolhido pelo bispo Dom Geraldo Pellanda. Além de ser fundador da Copiosa Redenção, Wilton serviu em várias paróquias da diocese - a última delas foi a Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro da Ronda.

Despedida

O velório de Padre Wilton será realizado na Catedral Sant'Ana, com sepultamento previsto para às 18h desta terça-feira (5) na Chácara da Copiosa Redenção.