Prefeitura sanciona criação da “Semana do Animal Comunitário” em Ponta Grossa

por afonso verner publicado 26/06/2025 16h11, última modificação 26/06/2025 16h11
Medida pretende estabelecer uma cultura de proteção aos animais entre a população
Prefeitura sanciona criação da “Semana do Animal Comunitário” em Ponta Grossa

Autoria: Projeto foi apresentado pela vereadora Teka (União)

Nesta quinta-feira, (26), o Executivo Municipal, através de Diário Oficial, sancionou a “Semana do Animal Comunitário”. De autoria da vereadora Teka dos Animais (União), a Lei 15.503 de 2025 pretende incentivar campanhas de cuidados e proteção de animais comunitários, coibindo o abuso de maus tratos dos animais no município. Além disso, a proposição busca aumentar o manejo e identificação dos cães e gatos em Ponta Grossa.

A semana que será comemorada anualmente do dia 19 a 25 de fevereiro, será realizada pelo Executivo, podendo contar com parcerias com ONGs e protetores independentes cadastrados junto ao município através do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. O principal objetivo da semana será promover campanhas educativas que levem para a comunidade a importância dos cuidados e bem-estar dos animais comunitários e o significado da expressão.

Em justificativa, Teka  afirma que as cidades devem ser entendidas como um “espaço de vida”, e nesse espaço é vital que a convivência de humanos e não-humanos seja em harmonia. “Não se pode mais admitir práticas cruéis no trato com animais e muito menos pensar em extermínio quando a situação foge do controle, pensando somente no benefício dos humanos. Todos os seres têm direito à vida, portanto devem ser tratados com dignidade”, pontua.