Prefeitura aprova criação do Programa “Floresta de Bolso”
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa sancionou a Lei 15.447, que cria o Programa “Floresta de Bolso”. De autoria do vereador Dr. Erick (PV), o programa busca implementar áreas de vegetação localizadas em espaços urbanos, priorizando a flora nativa da região, destinada à conservação da biodiversidade, melhoria da qualidade do ar e promoção do contato com a natureza.
Ainda de acordo com a proposição, o Poder Executivo Municipal estabelecerá mecanismos eficazes de vigilância e fiscalização para garantir o cumprimento da Lei, e na prevenção de eventuais danos ou degradações às florestas de bolso, incluindo a responsabilização civil e administrativa dos infratores.
Para a expansão do projeto, serão incentivadas parcerias entre o poder público, instituições de ensino, organizações não governamentais, empresas privadas, e a sociedade civil para implementação e manutenção das florestas de bolso, incluindo a realização de mutirões.
O que são as “florestas de bolso”
O termo “Floresta de Bolso” é usado para denominar áreas de vegetação nativa de pequeno porte instaladas em regiões estratégicas dentro das cidades. Na justificativa do projeto, Erick defende que essas florestas servem para amenizar os aspectos da poluição sobre as pessoas. “Elas desempenham papeis cruciais na amenização dos impactos da urbanização e na promoção da saúde física e mental dos cidadãos”, explica.