PG poderá ter ´bolsões de proteção´ para motos e bikes em semáforos

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 23/06/2021 15h19, última modificação 23/06/2021 15h19
Motos e bicicletas poderão ter área reservada e demarcada para esperar a abertura do semáforo, com maior segurança a condutores e pedestres, diante dos outros veículos

A Câmara de Ponta Grossa aprovou nesta tarde de quarta-feira (23), em segunda discussão, o projeto de lei proposto pelo vereador Felipe Ramon dos Passos (PSDB), que autoriza a prefeitura a adotar “bolsões de proteção” para motos e bicicletas. O projeto já existe em algumas cidades como, Curitiba, Londrina, São Paulo, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte. São áreas reservadas e demarcadas, chamadas em alguns lugares de ‘moto box’ ou ‘bike box’ e são reservadas exclusivamente para esses veículos que se posicionam entre a faixa dos carros e a faixa de pedestre em ruas com semáforos, por exemplo. O projeto de lei define ainda que as faixas de retenção de recuo em questão deverão ser sinalizadas conforme normas fixadas por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Circular entre os carros, nos chamados ‘corredores’, é um hábito de muitos motociclistas e que já se tornou rotina no trânsito. Moto-entregadores são os que mais utilizam esse recurso para poder chegar mais rápido ao destino, principalmente desde o início da pandemia em que a opção por moto- delivery de tornou mais prática e segura, diante restrições sanitárias adotadas no mundo todo.

Durante a votação do PL, o vereador Celso Cieslak, ex-presidente da AMTT, pediu a palavra e parabenizou o projeto de Passos e confirmou que realizou visita em Curitiba, enquanto presidente da Autarquia de Trânsito, para verificar detalhes de como ocorreu a implantação na capital e estudos em vista de trazer a ideia e viabilizar para Ponta Grossa.

“Como nas outras cidades em que o projeto foi aprovado, a medida deve diminuir muito o número de acidentes, evitando que o motociclista e ciclista corram riscos entre os carros. A instituição desses espaços livres para a permanência de ciclistas e motociclistas, concomitantemente, enquanto aguardam a abertura do semáforo, é mais uma maneira de proteção aos elementos mais frágeis do trânsito, melhorando a visibilidade dos veículos e pedestres”, destaca o vereador Felipe.

Segundo dados do Seguro DPVAT, 65% das indenizações por morte no trânsito pagas no país são decorrentes de acidentes com motos. No Paraná, embora representem apenas 20% da frota, as motos estão envolvidas em mais de 33% dos acidentes.

“Estando em área reservada, o motorista vê o ciclista e motociclista e, já pode tomar cuidado na hora de partir com o veículo. Este espaço é importante, mas ele tem que ser apresentado corretamente a ciclistas, motociclistas e motoristas. Temos que aproveitar esta proposta para promover ações e informar a população sobre a razão destes espaços e de seus benefícios. Há a necessidade de investimento constante em ações de conscientização nesse sentido, principalmente no que se refere à mobilidade urbana.”

Agora, para ganhar efeitos de legislação municipal, o texto segue para a sanção do Poder Executivo, na pessoa da Prefeita Elizabeth Schimidt, que tem a prerrogativa de sancionar ou vetar a proposição.