PG está entre as quatro cidades do Paraná com transporte gratuito para eleitores

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 15/04/2024 16h28, última modificação 15/04/2024 16h28
A pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Câmara de Vereadores aprovou projeto autorizando gratuidade para eleitores regularizarem títulos eleitorais

Quarto maior colégio eleitoral do Paraná, a cidade de Ponta Grossa tem atualmente 255.601 eleitores(as) aptos a voltarem em 2024. Por iniciativa do Legislativo Municipal, o município esteve entre os quatro municípios paranaenses que tornaram o transporte coletivo gratuito nos dias 13 e 14 de abril (final de semana passado) e 4 e 5 de maio para que os cidadãos regularizassem os títulos de eleitor(a).

A iniciativa foi aprovada pelo Legislativo Municipal em uma sessão extraordinária, convocada pelo presidente Filipe Chociai (PSD). Segundo o parlamentar do PSD, a aprovação da gratuidade foi importante para garantir o acesso à cidadania a maior parte da população. "Tivemos como objetivo ampliar o acesso das pessoas ao Fórum neste momento de regularização dos títulos", destacou Filipe.

A gratuidade no transporte foi prevista no PL 078/2024, aprovado em dois turnos na Casa de Leis ainda na última sexta-feira (12). A lei prevê que a gratuidade do transporte acontece das 8h às 18h nestes dias específicos e ajude a permitir que os cidadãos possam ir até o Fórum regularizar o título e poder votar - a medida também busca facilitar a confecção do primeiro título eleitoral para os jovens que irão votar pela primeira vez.

O pedido para concessão de transporte gratuito foi feito pelo TRE em um ofício enviado pelo desembargador presidente da corte, Sigurd Roberto Bengtsson. "Busca-se, assim, a extensão do benefício de gratuidade do transporte coletivo, excepcionalmente, para os fins de semana de atendimento aos eleitores pela Justiça Eleitoral", destacou o desembargador no documento.

Além de Ponta Grossa, os municípios de Apucarana, Curitiba e Três Barras também concederam transporte gratuito aos eleitores como pedido pelo TRE.