Parlamentares aprovam criação de espaços voltados para soltura de pipas

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 20/02/2024 16h51, última modificação 20/02/2024 16h51
Iniciativa cria “Pipódromos” e visa garantir segurança e promover cultura do entretenimento ao ar livre na cidade

Na segunda-feira (19) os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovaram o PL 369/2023, de autoria do vereador Professor Careca (PSB). A medida cria espaços públicos especialmente designados para a prática da soltura de pipas, popularmente conhecidos como "pipódromos”. O projeto foi votado em primeira discussão e será analisado em segundo turno na quarta-feira (21).

A proposta busca atender à crescente demanda por áreas seguras e adequadas para a soltura de pipas na cidade, considerando tanto a tradição cultural quanto o interesse crescente por essa atividade, que vem ganhando contornos esportivos e de lazer mais acentuados nos últimos anos. “Fui procurado por diversas pessoas com essa preocupação no período que estive na Câmara”, conta o autor do PL, professor Careca.

De acordo com o texto do projeto, os "pipódromos" seriam espaços destinados não apenas à soltura de pipas, mas também à prática esportiva, artística e de lazer, além de serem palco para a realização de eventos como encontros, festivais e competições relacionadas ao tema. A iniciativa visa não apenas proporcionar um ambiente seguro para os praticantes de pipa, mas também promover a cultura do entretenimento ao ar livre na cidade, “incentivando a convivência comunitária e o desenvolvimento saudável de atividades recreativas”, como diz a justificativa do PL.

“Foi importante a aprovação desse projeto aqui para a cidade tendo em vista que temos muitos praticantes de pipas, que é um povo que solta pipas na comunidade, nas periferias das nossas cidades”, explica Careca. “Hoje, com a aprovação desse projeto, avançamos na questão da valorização cultural dessa prática tão importante”, conta o autor do projeto.