Mais de 6 mil estudantes são impactados com palestras do Câmara Jovem

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 28/11/2023 18h50, última modificação 28/11/2023 18h50
Ao todo, 21 colégios tiveram noções básicas sobre o funcionamento da Câmara PG

A Câmara de Ponta Grossa realizou nesta segunda-feira (27) a última palestra em escola da Rede Estadual de Ensino de 2024, no Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, com a participação de 150 estudantes. Desde o mês de setembro, servidores do Legislativo Municipal percorreram 21 instituições de ensino tanto na área urbana, como também na zona rural de Ponta Grossa. Mais de 6 mil alunos foram impactados com a iniciativa.

Durante os últimos meses, os alunos receberam informações sobre o Poder Legislativo, sobre o trabalho dos vereadores, como também do Programa Câmara Jovem que terá eleições no início de 2024.

Ao todo, foram realizadas 27 palestras, distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite, nas escolas estaduais.

O coordenador do Câmara Jovem PG, Edson Gil, destaca o alcance e a importância das palestras para o surgimento de protagonistas no ambiente escolar, além de efetivar o cumprimento dos objetivos do programa e anuncia que já tiveram início os preparativos para a edição do ano que vem.“Neste ano, enviaremos um formulário para as escolas públicas e particulares interessadas a participar, para conseguirmos junto ao Tribunal Regional Eleitoral as urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas escolas, nas eleições, que acontecerão no mês de fevereiro”, comenta.

Pela receptividade verificada nos Colégios com os diretores, professores e estudantes, a expectativa é de um número expressivo de candidaturas dos jovens para o próximo ano. “É preciso dar voz para este público, que conhece de perto as demandas mais importantes da sua comunidade”, salienta o coordenador.

O diretor do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, Robson José Galdino enfatiza a importância do Programa e a oportunidade das palestras. “Precisamos despertar nos jovens o senso de pertencimento, que ele viva a vida política e participe dessas ações”, disse.

Para o presidente da Câmara, Filipe Chociai, o Programa e as palestras realizadas têm como objetivos incentivar a participação dos jovens na política, aproximar a população da Casa de Leis e estimular o exercício da cidadania.

“É uma missão nossa, enquanto Poder Legislativo, formar lideranças, que possam atuar em entidades representativas da comunidade e porque não, futuramente termo até um vereador oriundo do Câmara Jovem”, enfatiza Chociai.

O Programa Câmara Jovem é uma iniciativa institucional apartidária da Câmara Municipal, que conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral, Vara da Infância e Juventude, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Receita Federal e 1º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa.

Escolas contempladas

Receberam as palestras, na área urbana, os colégios estaduais:

. 31 de março,

. Ana Divanir Borato,

. Borell du Vernay,

. Dorah Daitschman

. Doutor Epaminondas Novaes Ribas,

. Elzira Correia de Sá,

. Eugênio Malanski,

. General Osório,

. Instituto de Educação Cézar Prieto Martinez,

. José Elias da Rocha,

. Linda Bacila,

. Meneleu de Almeida Torres,

. Nossa Sra. da Glória,

. Padre Carlos Zelensny,

. Presidente Kennedy,

. Professor Colares,

. Regente Feijó,

. Senador Correia,

. Sirley Jagas,

Já nos distritos, na área rural, foram contemplados os colégios estaduais:

. Brasílio da Silva, no Itaiacoca,

. Munhoz da Rocha no Guaragi.

Para o início de fevereiro, a Câmara já conta com agenda de palestras em escolas públicas e particulares.