Legislativo de PG retoma atividades do Projeto Câmara Jovem

por afonso verner publicado 01/07/2025 17h45, última modificação 01/07/2025 17h44
Primeira reunião com os alunos eleitos aconteceu na tarde desta terça-feira (01). Posse acontece nesta quinta-feira (3)

Nesta terça-feira (01), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) retomou as atividades do Projeto Câmara Jovem, que tem como objetivo aproximar jovens estudantes do Poder Legislativo, com a oportunidade de vivenciarem o dia a dia da instituição como vereadores-mirins eleitos por seus respectivos colégios. Ao todo, participaram da formação avançada 15 dos(as) 19 vereadores(as) jovens que participarão do projeto, além de representantes das escolas, pais e professores.

Na edição de 2025, o programa contará com a participação de 18 instituições de ensino públicas e particulares de Ponta Grossa, nas quais serão representadas por um(a) estudante, eleitos por processo eleitoral realizado por cada uma das escolas.

Coordenador do programa, o jornalista Afonso Verner ressalta a importância do programa para formação cidadã dos estudantes. "Durante o programa vemos a evolução destes alunos e alunas como cidadãos. Eles trazem demandas para a Câmara que muitas vezes os vereadores não tem conhecimento e isso enriquece a representatividade no município", conta o coordenador do programa.

A primeira sessão ordinária do programa está marcada para o dia 31 de julho, a partir das 14h30, no Plenário da Câmara Municipal. "Nossa expectativa é fazer uma edição do programa ainda mais positiva do que a de 2024. As sessões dos jovens vereadores são transmitidas ao vivo e a comunidade escolar pode acompanhar. Além disso, também esperamos receber visitas de algumas escolas já nesta primeira sessão", explica Verner.

Primeira edição

A primeira edição institucional do programa Câmara Jovem aconteceu em 2023, e contou com a participação de 18 escolas, sendo mais de 6,4 mil estudantes participantes das eleições que escolheram os representantes das instituições. Em 2024, uma nova edição institucional foi realizada e neste ano realiza-se a terceira edição institucional do Programa de Educação Política.