Legislativo de PG aprova PL que institui Dia Municipal da Comunidade Terapêutica

por afonso verner publicado 31/07/2025 17h15, última modificação 31/07/2025 17h15
Autor defende que as comunidades desempenham papel fundamental na recuperação dos dependentes químicos
Legislativo de PG aprova PL que institui Dia Municipal da Comunidade Terapêutica

Autoria: Proposta é do vereador Fabio Silva

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, em 1ª discussão, com 17 votos favoráveis, o Projeto de Lei n° 206/2025, de autoria do vereador Fabio Silva (Republicanos), que institui o Dia Municipal da Comunidade Terapêutica em Ponta Grossa, a ser celebrado no dia 07 de junho.  

De acordo com o texto da proposta, a data tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelas comunidades terapêuticas com o acolhimentos, apoio e recuperação de dependentes químicos e no tratamento de outros transtornos relacionados, além de fortalecer as comunidades terapêuticas, bem como o papel dessas organizações como parte da rede de atenção psicossocial de dependentes químicos.  

Segundo o autor do PL, o vereador Fabio Silva (Republicanos), a dependência química representa graves problemas de saúde pública e social. “A dependência química afeta não apenas o indivíduo, mas também sua família e a comunidade. E nesse contexto, as comunidades terapêuticas desempenham papel fundamental no acolhimento e recuperação de pessoas que buscam superar a dependência química, oferecendo apoio psicossocial, espiritual e reinserção social”, afirma o parlamentar.  

“Ao reconhecer e celebrar a atuação das comunidades terapêuticas, Ponta Grossa estimula o fortalecimento dessas entidades, amplia o diálogo com a sociedade e contribui para a construção de políticas mais eficazes de enfrentamento à dependência química”, completa Fabio.  

O projeto ainda prevê ações alusivas à data como palestras, workshops, feiras de saúde; divulgação de materiais informativos e campanhas em redes sociais, entre outras ações que promovam o reconhecimento de boas práticas e iniciativas que apoiem a recuperação de dependentes químicos e no tratamento de transtornos relacionados, especialmente aquelas promovidas pelas comunidades terapêuticas do município.