Legislativo aprova cursos de qualificação profissional para pessoas com autismo

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 19/02/2024 17h44, última modificação 19/02/2024 17h44
Medida de autoria do vereador Julio Kuller (MDB) também inclui cidadãos com outras deficiências, além do TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Na sessão desta segunda-feira (19), o plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), aprovou o projeto de lei (353/2023) de autoria de Julio Kuller (MDB). A proposta autoriza o Poder Executivo a implantar cursos de qualificação profissional para os prestadores de serviço que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

A proposta visa criar profissionais especializados em diversas atividades, considerando as necessidades específicas desses grupos. A proposta prevê que os cursos de qualificação profissional incluam obrigatoriamente atividades de cabeleireiro e vendedor. Com isso, a intenção é oferecer capacitação especializada para atender às demandas sensoriais e comportamentais das pessoas com TEA e outras deficiências.

De acordo com o autor do projeto, a iniciativa busca ampliar a inclusão destas pessoas. “Nós temos várias dificuldades, principalmente no corte de cabelo dessas crianças, adolescentes e até adultos, porque eles têm uma sensibilidade muito grande com relação a esse tipo de trabalho e nós não temos profissionais que atenda especificamente o autista”, explica JK.

A proposta do parlamentar representa um avanço significativo no atendimento às pessoas com TEA e outras deficiências, oferecendo oportunidades de capacitação profissional que levam em consideração suas necessidades específicas. Outras propostas já aprovadas no Legislativo tratam da inclusão de autistas e pessoas com outras deficiências.