Executivo sanciona Lei e Ginástica Rítmica passa a integrar o JEM em 2026

por afonso verner publicado 06/08/2025 16h32, última modificação 06/08/2025 16h32
Norma cria o Programa de Incentivo à Prática de Ginástica Rítmica no município
Executivo sanciona Lei e Ginástica Rítmica passa a integrar o JEM em 2026

Autoria: Proposta é de autoria para o vereador Fábio Silva (Republicanos)

O Poder Executivo sancionou, na terça-feira (05), a Lei nº 15.560/2025, que cria o Programa de Incentivo à Prática de Ginástica Rítmica e inclui a modalidade nos Jogos Estudantis Municipais (JEM) a partir de 2026. A lei, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos), tem como finalidade promover e estimular a prática da modalidade em Ponta Grossa.

A legislação prevê a concessão de bolsas e benefícios a atletas de destaque, com o objetivo de fomentar o alto rendimento e a participação em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Também contempla a criação de espaços públicos e privados adequados para a prática da ginástica rítmica.

A inclusão da modalidade no JEM busca ampliar a diversidade esportiva do evento, incentivar a participação dos estudantes e garantir igualdade de oportunidades entre as diferentes modalidades. Para o autor da lei, vereador Fábio Silva, a ginástica rítmica “desenvolve habilidades motoras, físicas e de coordenação, além de contribuir para a formação de caráter e a autoestima dos praticantes”.