Ex-vereador jovem retorna à Câmara Municipal como estagiário

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 27/02/2024 17h54, última modificação 27/02/2024 17h54
Oportunidade surge após participação no Programa Câmara Jovem e orientação pelo gabinete de Jairton em 2023

Após uma trajetória marcada por engajamento cívico e participação ativa na comunidade, o ex-vereador jovem Hiago Airton Dal'col Ferreira retorna à Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). Desta vez, Ferreira volta ao Legislativo como estagiário do gabinete do vereador Jairton da Farmácia (União Brasil). A oportunidade surge após sua participação de Hiago no Programa Câmara Jovem em 2023, uma iniciativa institucional que visa envolver jovens na política local, contando com diversas parcerias, incluindo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Vara da Infância e Juventude.

Durante o programa, Hiago foi orientado pelo gabinete do vereador Jairton em 2023  e a experiência que o preparou para assumir o papel de estagiário. Hiago, que passou recentemente no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para o curso de Direito, expressou sua gratidão e entusiasmo em trabalhar no Poder Legislativo. "Primeiramente, fiquei muito feliz de ter participado do projeto no ano passado, do Câmara Jovem, que me deu essa oportunidade de conhecer o pessoal do gabinete do vereador Jairton. Uma equipe muito acolhedora, que proporcionou uma chance de conseguir esse estágio. Agradeço ao vereador Jairton da Farmácia, à chefe de gabinete Elisa Pizzol e a toda equipe por essa oportunidade", contou Hiago.

O vereador Jairton da Farmácia recebeu Hiago com palavras de estímulo e boas-vindas calorosas. "Estou muito satisfeito em receber o Hiago como estagiário do meu gabinete. É a primeira oportunidade que ele está tendo nessa função e tenho certeza de que será um grande aprendizado para ambos. Desejo-lhe as melhores vindas e muito sucesso em sua caminhada conosco", contou o vereador.

A colaboração demonstra o compromisso da Câmara Municipal em promover a participação ativa da juventude na política local, capacitando e envolvendo os jovens na construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. O presidente do Legislativo, Filipe Chociai (PSD), lembra que a iniciativa transformou a vida de vários jovens. "Vimos a Câmara Jovem mudar a perspectiva que muitos deles(as) tinham sobre política", contou Chociai.

Edição do Câmara Jovem em 2024

A edição do Câmara Jovem em 2024 já está sendo preparada em conjunto pela Câmara Municipal, pela Vara da Infância e Juventude e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A expectativa é que as eleições em 32 escolas da cidade aconteçam em abril e os(as) vereadores(as) passem a atuar no programa ainda no mesmo mês. Neste ano, são mais de 20 mil jovens envolvidos no programa.