Estudantes de Jornalismo visitam a Câmara de Ponta Grossa

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 13/02/2023 14h20, última modificação 13/02/2023 14h20
Vereadores participam da atividade e respondem questionamentos dos acadêmicos

Nesta quinta-feira (9), a Câmara de Ponta Grossa recebeu a visita dos acadêmicos do curso de Jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao todo, 30 estudantes e duas professoras tiveram a oportunidade de conhecer mais do funcionamento do Poder Legislativo Municipal e fazer perguntas para vereadores.

A atividade durou cerca de duas horas e foram explanados sobre assuntos como o processo legislativo, temas que estão em iminência de serem discutidos em plenário com o retorno do recesso parlamentar, como também sobre as rotinas do Departamento de Imprensa e Divulgação, da Câmara. Participaram da conversa com os acadêmicos os vereadores Geraldo Stocco, Divo, Felipe Passos, Julio Kuller, Pastor Ezequiel, Ede Pimentel, Leandro Bianco, Celso Cieslak e representando a vereadora Josi do Coletivo, Guilherme Mazer.

A professora do curso de Jornalismo, Karina Janz Woitowicz relata que a experiência de contato com a Câmara de Vereadores contribui com a formação profissional e a qualificação para futuras coberturas jornalísticas. “Além de conhecer o funcionamento da Câmara e da assessoria de comunicação, o diálogo direto com vereadores sobre temas importantes para a cidade, em forma de coletiva de imprensa, representou uma oportunidade única para estudantes de Jornalismo”, disse.

Segundo ela, o desafio de conhecer mais de perto o Legislativo e colocar em pauta assuntos que envolvem a gestão pública deve estar presente no processo de formação de jornalistas. “Por isso, temos interesse em ampliar a iniciativa e participar de futuras oportunidades e parcerias como a Câmara Municipal”, destacou a professora.

Para o presidente da Câmara, Filipe Chociai, é de grande importância que a população conheça e utilize o espaço do Legislativo Municipal. “Os jornalistas cumprem a função de noticiar questões de interesse público, inclusive todo o trâmite do processo de decisão que se dá na Câmara. Em virtude disso, desde estudantes, compreenderem o funcionamento do processo legislativo, de gestão pública e da diferença de competências entre os poderes Executivo e Legislativo é fundamental para o exercício da função jornalística em diversos aspectos”, finaliza Chociai.

A Câmara de Ponta Grossa recebe instituições de ensino para visitas guiadas e explanações sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (42) 3220-7100.