Eleição do Câmara Jovem acontece nesta sexta com 19 escolas

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 09/04/2024 15h10, última modificação 09/04/2024 15h10
Votação vai movimentar 6,4 mil estudantes de escolas públicas e privadas de Ponta Grossa

A eleição dos 19 vereadores jovens que participarão do programa Câmara Jovem 2024 acontece nesta sexta-feira (12). Iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Grossa, o Programa terá 19 escolas participando em 2024 - a quantidade totaliza mais de 6,4 mil eleitores(as) entre estudantes dos ensinos fundamental II e do ensino médio, que serão os(as) responsáveis por eleger 19 parlamentares jovens. Após eleitos(as), os(as) vereadores(as) jovens irão participar do programa de Educação Política da CMPG que terá início em maio.

O número de escolas inscritas para o processo eleitoral de 2024 é 58% maior do que a edição anterior, que contou com 12 inscrições. Do total, são 14 colégios públicos e cinco instituições de ensino particular participando do programa. A eleição do Câmara Jovem é realizada em parceria com a Vara da Infância e Juventude, através do programa Eleitor do Futuro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Filipe Chociai (PSD), este é um avanço importante do programa. “Vamos abranger um número muito maior de jovens envolvidos com este processo, multiplicando, assim, os ecos de cidadania e protagonismo que os estudantes vão aprender e levar para suas comunidades”, afirma o presidente do Legislativo Municipal.

Para a juíza Noeli Reback, responsável pelo Programa Eleitor do Futuro, a edição 2023 foi um sucesso e a de 2024 tem tudo para superar as expectativas. “Batemos o recorde de escolas inscritas, o que demonstra um interesse ainda maior das instituições de ensino em levar cidadania para os nossos estudantes, que são os futuros eleitores e também, quem sabe, os futuros candidatos e políticos, que terão a importante missão de representar a vontade da população”, disse Noeli.

Conscientização dos jovens eleitores

Em 2023, o Departamento de Imprensa e Divulgação da CMPG realizou uma agenda de palestras nos Colégios para divulgar o programa e motivar a participação dos estudantes no processo. Ao todo, foram 27 encontros presenciais em 21 escolas, abrangendo mais de seis mil alunos. As demais escolas da cidade foram alcançadas, através dos contatos em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Estado do Paraná (Sinepe-PG).

Na avaliação de Luciana Sleutjes, chefe do NRE, toda a sistemática do programa vem ao encontro da política educacional do Governo do Estado. “Queremos revelar a atuação dos nossos estudantes para ações que possam contribuir com o seu desenvolvimento bem como sua participação ativa frente às dificuldades e desafios do seu dia a dia”, destaca a chefe do Núcleo. E complementa: “O programa é inspirador, revela talentos, desenvolve líderes e desperta nos jovens um protagonismo consciente, que os leva a pensar de maneira coletiva para uma sociedade mais justa”.

Premiação

Ao final de 2023, os parlamentares jovens eleitos, que cumprirem com o regulamento interno do programa, serão premiados com um notebook doado pela Receita Federal e encaminhado ao programa através da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Iniciativa institucional do programa

O Programa Câmara Jovem é uma iniciativa institucional apartidária da Câmara Municipal, que conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral, Vara da Infância e Juventude, Núcleo Regional de Educação, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Estado do Paraná, Secretaria Municipal de Esportes, Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Receita Federal e 1º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa.