Curso de Medicina da UEPG apresenta projeto Pulmões em Alerta na Tribuna Livre

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 10/12/2025 17h20, última modificação 10/12/2025 17h48
Projeto de extensão busca parcerias com os poderes Legislativo e Executivo

Nesta quarta-feira (10), o curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) utilizou o espaço da Tribuna Livre para apresentar o projeto Pulmões em Alerta, que está entre as atividades do Projeto de Extensão em Saúde Cardiopulmonar. O projeto tem como objetivo levar informação acerca das consequências do uso de cigarros eletrônicos a estudantes de escolas públicas e privadas do 1º ao 3º anos do Ensino Médio.  

Estudante do 1º ano do curso de Medicina da UEPG e extensionista do projeto, Daphiny de Carvalho,  comenta sobre a importância desse contato com os poderes municipais para a execução das atividades. "A partir da Lei que foi aprovada aqui na Câmara, com relação a proibição do uso de cigarros eletrônicos em Ponta Grossa, nós vimos a oportunidade de conversarmos com o Legislativo e Executivo, além da Secretaria Municipal de Saúde, para que o projeto abrangesse as escolas municipais a partir do ensino fundamental, atingindo também os alunos mais novos, antes deles serem expostos de fato aos cigarros eletrônicos", explicou a estudante.   

Através do projeto, os estudantes do curso têm realizado palestras nas instituições de ensino locais, com dinâmicas que simulam a anamnese e a interpretação de exames de pacientes, além de perguntas que revelam mitos e verdades sobre o uso de cigarros eletrônicos.