CPI do Lixo ouve CIBiogás e PGA nesta quinta-feira

por afonso verner publicado 20/08/2025 16h37, última modificação 20/08/2025 16h37
Depoentes fazem parte da 3ª rodada de convocações deliberadas pela Comissão
CPI do Lixo ouve CIBiogás e PGA nesta quinta-feira

Oitiva: novos convocados serão ouvidos em plenário

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar o 36° Aditivo do Contrato 189/2008, que regulamenta a destinação final do lixo em Ponta Grossa, deverá ouvir, nesta quinta-feira (21), o diretor presidente da empresa CIBiogás, Rafael González, às 14h, e o presidente da Ponta Grossa Ambiental (PGA), Marcus Borsato, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal. 

Relator da CPI, o vereador Professor Careca (PV) destaca a importância do relatório final para a sequência das investigações a partir da abertura da CPI. “A partir do nosso relatório, o Ministério Público tem movimentado uma Ação Popular movida pelo deputado federal, Aliel Machado (PV), que já havia denunciado anteriormente as irregularidades nesse contrato. Diferente do que muitos pensam, a CEI do Lixo não ‘terminou em pizza’. Seguimos investigando para dar uma resposta à nossa população que paga por esses serviços”, disse o parlamentar.   

Compõem a CPI, os vereadores Geraldo Stocco (PV), como presidente; Professor Careca (PV), o relator; Dr. Erick (PV), Guilherme Mazer (PT) e Léo Farmacêutico (União Brasil), membros.  

Além de abertas ao público, as oitivas também são transmitidas ao vivo através da página da CMPG no Facebook ou no site oficial do Legislativo. 

Sobre a CPI  

As investigações da Comissão são uma continuidade da ‘CEI do Lixo’, que foi finalizada no dia 12 de junho, com a entrega de dois relatórios finais - que apontaram a necessidade de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e a sequência das investigações. Além de maior prazo para diligências, a CPI possui poderes de investigação maiores que a CEI.