Colégios dos Distritos recebem palestra sobre o Câmara Jovem

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 10/10/2023 17h14, última modificação 10/10/2023 17h14
Divulgação do programa é ampliada e já alcançou quase 1,5 mil estudantes

A Câmara de Ponta Grossa esteve ministrando palestras no Colégio Estadual Dr. Munhoz da Rocha, no distrito de Guaragi; e Colégio Estadual do Campo Brasílio da Silva, no distrito de Itaiacoca. Um total aproximado de 180 estudantes do ensino fundamental e médio, sendo 90 de cada escola, receberam informações sobre o Poder Legislativo, sobre o trabalho dos vereadores e sobre o Programa Câmara Jovem que terá eleições no início de 2024.

O programa visa reunir alunos do ensino médio em uma simulação do trabalho parlamentar. Nesta estratégia de atuação, as palestras tem o intuito de motivar os adolescentes a participarem das eleições da iniciativa, no próximo ano.

As palestras, que já alcançaram diversos colégios da área urbana e agora começam a ser ampliadas para os distritos, vem sendo realizadas pelo coordenador do programa Câmara Jovem, Edson Gil e pelo assessor parlamentar, Reinald Mendes dos Santos.

Para o coordenador, essa ação distrital é fundamental para a representatividade do parlamento jovem. “Os estudantes que moram nos distritos sabem quais as demandas mais importantes da sua comunidade. Esse local de fala pertence a eles”, destaca.

Isso foi enfatizado também pelo diretor da escola do Guaragi, Elioenai Padilha Ferreira, que comemorou a realização da palestra na escola. “O Colégio busca preparar os jovens da sua comunidade para uma convivência social plena, conscientes de seus direitos e praticantes de seus deveres”.

Segundo ele, “hoje, é papel da escola propiciar aos alunos um ambiente onde possam “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, segundo preconiza a Unesco.

Para o diretor, é preciso que a sociedade reconheça a capacidade de entendimento e de atuação social, cultural e política de nossos adolescentes através do seu protagonismo juvenil. “Protagonismo esse incentivado em nosso colégio, através do Grêmio Estudantil”, informa.

E completa “Dessa forma, vê-los participando do Programa Câmara Jovem traz imensa satisfação, uma vez que eles terão a oportunidade de participar mais ativamente da vida em comunidade atuando como porta-vozes da mesma na Câmara Municipal, através de sugestões, ideias e feedback ao trabalho dos parlamentares. Com isso, a escola cumpre sua função de formar verdadeiramente cidadãos capazes de modificar a realidade e construir um futuro melhor para todos”.

Do mesmo modo, a diretora da escola de Itaiacoca, Zaira Ferreira Mendes ressaltou a importância de inserir os jovens na vida pública. “É essencial que ele tenha a oportunidade de participar de atividades onde ele pode associar o desenvolvimento cognitivo, sócioemocional e político, que é o que vai levar ao exercício da cidadania”, afirmou.

E completou, dizendo que os alunos ficaram muito entusiasmados e, com certeza, a escola vai participar do programa no próximo ano e já prevê uma eleição acirrada.

O trabalho de sensibilização dos jovens se estenderá até o final do ano letivo, conforme informou o presidente da Câmara, Filipe Chociai, acrescentando que, além de ampliar a participação dos jovens, o objetivo é levar informações do funcionamento do Poder Legislativo, de modo a aproximar a população da Casa de Leis e estimular o exercício da cidadania.

“Vemos como responsabilidade nossa, enquanto Poder Legislativo, formar lideranças, que possam atuar em entidades representativas da comunidade. Quem sabe, a partir desta iniciativa, podemos ter

Em breve, a Câmara Municipal vai divulgar um edital de participação com mais informações sobre as eleições do próximo ano para as escolas interessadas.

Os colégios que quiserem receber a palestra sobre o Poder Legislativo e sobre o Câmara Jovem podem entrar em contato pelo telefone (42) 3220-7165, com o Departamento de Imprensa e Divulgação da Casa de Leis.