CMPG recebe aplicação do “Jogo das Eleições” para adolescentes em idade eleitoral

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 05/08/2025 16h02, última modificação 05/08/2025 16h02
O projeto busca promover a conscientização sobre o processo eleitoral entre os jovens

Durante a tarde desta terça-feira, (5), o plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa recebeu alunos de diversos colégios da cidade para a aplicação do “Jogo das Eleições”. Desenvolvido em uma parceria entre o Centro Universitário UNIFATEB e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a iniciativa pretende demonstrar a importância do voto, e a prática de uma cidadania ativa entre adolescentes em idade eleitoral.

Com o formato de um jogo de tabuleiro tradicional, a atividade simula o processo eleitoral de forma dinâmica, trazendo para os adolescentes questões que vão além do processo de votação, como questões éticas, impacto da corrupção na sociedade e situações que acontecem no cotidiano da política. Além disso, a iniciativa propõe aos alunos a experiência de uma reflexão sobre a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

De acordo com Camilo Campos, gerente comercial da UNIFATEB, o jogo é uma forma lúdica de conscientização sobre o processo político, e faz com que os adolescentes - que muitas vezes não são familiarizados com o tema - criem interesse pela política. “O Jogo das Eleições foi desenvolvido para qualificar a escolha do voto desses adolescentes. Durante a dinâmica eles aprendem como funcionam as eleições, o quanto os partidos recebem de recursos e aprendem que a política vai além do voto, estimulando-os para exercerem uma cidadania ativa”, explica.

Presidente da CMPG, Julio Kuller destaca que a atividade é uma iniciativa muito importante, e que o Legislativo Municipal busca fomentar ações educativas que conscientizem a população. “Agradeço a parceria com a UNIFATEB, que foi a responsável por trazer essa atividade aqui para o Legislativo, e por proporcionarem conhecimento a esses jovens, para que entendam a importância da juventude na escolha de seus representantes e para o desenvolvimento do nosso país”, disse o presidente.