CMPG aprova utilidade pública da Associação Shobukan de Karatê Wado

por afonso verner publicado 17/09/2025 16h08, última modificação 17/09/2025 16h08
Associação tem como principal pilar estimular o desenvolvimento do Karatê no município
CMPG aprova utilidade pública da Associação Shobukan de Karatê Wado

Autoria: Projeto é de autoria de Guilherme Mazer (PT)

 O Poder Legislativo de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei nº 290/2025, de autoria do vereador Guilherme Mazer (PT). O PL declara a utilidade pública municipal da Associação Shokuban de Karatê Wado, fundada em 10 de outubro de 2024. 

A associação têm como finalidade fiscalizar a prática de karatê entre seus integrantes, realizar torneios e campeonatos, e criar mecanismos de controle para o melhorar o desenvolvimento do esporte. A organização também deve estimular o desenvolvimento do karatê, coibir sua deturpação, exercer rigoroso controle do profissionalismo e incentivar o desporto escolar. Bem como defender os interesses das filiadas e atletas, nas suas relações com os poderes públicos municipais, estaduais, nacionais e internacionais. 

Em 2025, o Shobukan conta, atualmente, com 4 dojos lotados no município. São eles: Uvaranas sob coordenação do Sensei Claiton; Cará-Cará sob coordenação da Sensei Vanessa; Neves sob coordenação da Senpai Daniela; e Sindicato da Carne sob coordenação do Senpai Tabajara. A Associação Shobukan é reconhecida através do Karaokê e do projeto dentro e fora do país. 

Utilidade pública municipal 

Segundo os dispositivos da Lei nº 6.826/2001 as Sociedades Civis, as Associações e as Fundações constituídas em Ponta Grossa que exerçam suas atividades através de representação, e que visem exclusivamente servir a coletividade, poderão ser declaradas de Utilidade Pública. Nestes casos, as instituições podem celebrar convênios, contar com a isenção de impostos e receber recursos públicos.