CMPG aprova projeto que cria o Programa Casa da Mãe Atípica em Ponta Grossa

por Laisa Braga publicado 10/09/2025 17h12, última modificação 10/09/2025 17h12
Iniciativa busca contribuir para a valorização e fortalecimento dessas mães, ao oferecer espaços de acolhimento e apoio

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei nº 245/2025, de autoria do vereador Julio Kuller (MDB), que cria o Programa Casa da Mãe Atípica. A iniciativa prevê a implantação de um espaço de acolhimento e suporte para mães de crianças com deficiência ou que necessitam de cuidados contínuos.

O programa oferecerá atendimento psicológico, atividades terapêuticas, redes de apoio e cursos de capacitação, além de promover ações de conscientização sobre deficiências. A Casa será instalada em local estratégico, com parcerias públicas e privadas para garantir seu funcionamento.

De acordo com o projeto, ao reconhecer o desgaste físico e emocional enfrentado por essas mães, a iniciativa busca oferecer acolhimento, promover sua valorização e fortalecimento, garantindo bem-estar, saúde mental e empoderamento para que possam seguir cuidando de seus filhos com mais qualidade de vida.

As despesas para a execução desta Lei serão custeadas pelas dotações orçamentárias do município de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, podendo ser suplementadas, se necessário.