CMPG aprova PL do Dia da Mulher Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 01/09/2025 17h11, última modificação 01/09/2025 17h11
A data reconhece a importância da mulher dentro da tradição gaúcha

O Plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (25), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 239/2025, de autoria do vereador Bianco (Republicanos). O PL institui o Dia da Mulher Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha/Paranaense, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de agosto. 

A data, que passa a integrar o Calendário Municipal de Ponta Grossa, tem como objetivo reconhecer e valorizar a participação da mulher na preservação e transmissão das tradições gaúchas/paranaenses. Também deve incentivar a realização de eventos, debates e atividades que promovam o protagonismo feminino no tradicionalismo. Ainda no âmbito cultural, a comemoração destaca a importância das mulheres no cultivo de costumes (vestimentas típicas, danças, culinária) da tradição gauchesca. 

O autor do projeto, vereador Bianco (Republicanos), justifica que a figura da “prenda” vai muito além de uma representação estética e simbólica. “A mulher tradicionalista desempenha papel fundamental na vida cultural dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Elas atuam como educadoras, artistas, lideranças e exemplos de dedicação às raízes do povo gaúcho”, explica. 

A implementação do Dia da Mulher Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha busca promover a valorização das mulheres no tradicionalismo, incentivando a participação feminina e a equidade dentro dos espaços tradicionalistas. Bianco também reforça que “é uma forma legítima e necessária de homenagear todas as mulheres que, com orgulho e compromisso, ajudam a preservar o legado das nossas tradições”.