CEI da Castração ouve secretária de Saúde na Câmara

por afonso verner publicado 08/10/2025 16h29, última modificação 08/10/2025 16h29
Comissão esteve presente presencialmente nas instalações do CRAR. Oitiva acontece nesta quinta-feira (9)
CEI da Castração ouve secretária de Saúde na Câmara

Oitiva: secretária será ouvida pela CEI no plenário da CMPG

A Comissão Especial de Investigação (CEI) criada na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) para investigar o Pregão 90.025/2025, que terceiriza o atendimento do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), e o Chamamento Público 1/2025 para a contratação de empresas que fiquem responsáveis pela castração dos animais, ouve nesta quinta-feira (09), a secretária de Saúde, Liliam Brandalise, a partir das 14h, no Plenário da Casa de Leis.  

Presidente da Comissão, Florenal (Podemos), comentou sobre os trabalhos de investigação. "Como a pasta é responsável pelos editais, vamos receber a secretária aqui na Câmara para tirar algumas dúvidas, especialmente o porquê da terceirização da castração, o que a empresa poderá entregar, o que a Prefeitura cobrará. Houve um movimento muito grande das clínicas veterinárias locais, questionando a falta de informações para que pudessem participar da licitação, então precisamos dar uma resposta a essas pessoas", explicou o vereador.  

O parlamentar também destacou outras ações realizadas pelos membros. "Além das oitivas, estamos protocolando requerimentos com pedidos de informações aos órgãos municipais, além de visitarmos presencialmente a sede do CRAR e, diante do que vimos, podemos dizer que a estrutura é muito precária diante da quantidade de animais de rua que temos na cidade. Esse pode ser um dos motivos para a terceirização, mas criamos essa Comissão justamente para entender as motivações e principalmente os valores previstos nos editais", completou Florenal.  

Compõem a Comissão, os vereadores Florenal (Podemos), como presidente; Joce Canto (PP), a relatora; e Teka dos Animais (União Brasil), membro. As oitivas são abertas ao público, além de serem transmitidas ao vivo através do perfil da CMPG no Facebook ou no site oficial do Legislativo.