Cápsula do Tempo revela mensagem de vereadores de 1973 para a atual Legislatura

por edson gil publicado 08/09/2023 18h45, última modificação 08/09/2023 18h46
Presidente da Câmara, Filipe Chociai, faz leitura de documento histórico

Nesta sexta-feira (8), o presidente da Câmara Filipe Chociai, acompanhado dos vereadores Julio Kuller, Bianco, Isaias Salustiano, Daniel Milla Fraccaro, Missionária Adriana, Dr. Erick, Pastor Ezequiel Bueno e Divo, esteve na solenidade de abertura da Cápsula do Tempo, colocada no Monumento do Sesquicentenário, na Praça Floriano Peixoto, em 1973, em comemoração do aniversário de 150 anos da cidade, como parte das atividades do bicentenário da cidade. Chociai leu a carta depositada pelo presidente da Câmara da época.

A leitura da Carta ao Poder Legislativo Municipal aconteceu, no Centro de Música, juntamente com outros documentos direcionados para outras autoridades como o comandante do Exército, o reitor da UEPG, o Bispo, Dom Sérgio Arthur Braschi e a prefeita Elizabeth Schmidt.

O documento lido pelo atual presidente da Câmara, foi assinado por Ernani Pilatti, chefe do Legislativo em 1973, e registra que a construção Monumento do Sesquicentenário, em que estava a Capsula do Tempo, foi uma sugestão do então vereador da época, Joel Lopes da Silva.

A correspondência disse que o Poder Legislativo sempre esteve presente no desenvolvimento da cidade que, no período, já era uma das principais cidades do interior do Brasil. A carta ressalta o espírito público e o comprometimento dos vereadores com mandato, quando comemorado o Sesquicentenário, e que tinham como motivação fundamental, servir a população.

“Saúdo em nome dos integrantes da atual legislatura, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, que estiver investido no cargo no ano de 2023, quando se comemorar o bicentenário da Freguesia de Santana. A história do nosso país assinala a atuação dos vereadores a favor do progresso brasileiro e o nosso legislativo não fugiu a regra, desenvolvendo suas atividades e a preocupação constante de servir ao povo ponta-grossense, de quem recebeu o mandato. Aos ilustres edis princesinos o nosso apreço e a nossa admiração, na certeza de que como nós, encontram-se desempenhando suas funções a serviço da querida cidade de Ponta Grossa”, diz o documento deixado na Cápsula.

Chociai comenta que se sentiu muito honrado pela oportunidade de representar a Câmara Municipal em ato tão relevante nas festividades de aniversário de 200 anos da cidade. “Esta mensagem demonstra a importância de um Poder Legislativo forte e atuante para o desenvolvimento local. Tenho a certeza de que os vereadores desta legislatura estão trabalhando de maneira comprometida com o futuro da nossa cidade, honrando toda a história de progresso de Ponta Grossa”, finaliza o presidente da Câmara.