Câmara vai debater com a população a nova lei do transporte coletivo em PG

por marcelo — publicado 28/10/2022 14h47, última modificação 28/10/2022 14h47

A Câmara Municipal de Ponta Grossa realiza na próxima quinta-feira (03), uma audiência pública para a discussão da nova lei de concessão do transporte coletivo de Ponta Grossa. O evento, que vai acontecer no plenário da câmara, a partir das 18 horas, deverá reunir vereadores, lideranças locais, empresários, representantes de entidades, sindicatos e população em geral.

De acordo com o presidente da câmara, vereador Daniel Milla Fraccaro, a audiência pública é uma grande oportunidade para que a população, juntamente com as entidades e representantes políticos, possam encontrar o modelo de transporte coletivo que mais se encaixa à necessidade de todos. “Será um espaço para a discussão de um assunto que há muito tempo vem gerando questionamentos de toda a sociedade. Todos juntos pretendemos encontrar o melhor modelo para o transporte coletivo”, afirmou Milla.

PROJETO

O projeto de lei foi elaborado a partir de um estudo feito pela Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte, e foi apresentado pela prefeitura aos vereadores na sessão da última segunda-feira (24).

O projeto propõe mudanças em relação ao atual modelo do transporte coletivo. Entre elas, está a criação do Fundo Municipal de Transporte, que receberá recursos da tarifa e também de outras receitas. Outra mudança prevista é o fim da utilização do Índice de Passageiros por Quilômetro, IPK, que até então era usado para determinar a forma de pagamento pelo serviço.

A nova proposta prevê também que o usuário possa utilizar o transporte pagando valores diferenciados, dependendo da freqüência de utilização do serviço.

O projeto também possibilita a subcontratação de serviços, com a anuência do Município, garantindo a possibilidade de contratações especiais, como a operação do transporte rural com diferentes veículos e motoristas residentes nos distritos.