Câmara recebe iluminação alusiva ao Agosto Lilás

por edson gil publicado 08/08/2023 17h02, última modificação 08/08/2023 17h02
Mês temático chama a atenção para a violência contra a mulher

As pessoas que passarem pela Câmara Municipal de Ponta Grossa no período da noite, durante este mês, verão a iluminação temática da campanha “Agosto Lilás”. Instituída no país, através da Lei 14.448/2022, a iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher e incentivando as denúncias de agressão. A campanha relembra o aniversário da Lei Maria da Penha - Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que em 2023 completa 17 anos.

De acordo com o presidente da Casa, Filipe Chociai, a informação é uma ferramenta fundamental nessa luta, para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência. “O Poder Legislativo deve se manifestar em relação ao um tema tão importante. Em virtude disso, utilizamos da nossa fachada para levar as mulheres à reflexão sobre o avanço que a Lei Maria da Penha traz para a segurança do público feminino, bem como, para passar uma mensagem de que as mulheres não estão sozinhas nestes momentos difíceis”, disse Chociai.

Mesmo com os avanços obtidos pelas redes de proteção, a situação da violência contra a mulher ainda tem números alarmantes em todo o Brasil, é o que aponta o Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado Federal, em pesquisa realizada desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil. O último demonstrativo, divulgado em 2021, registra uma elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200%.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. Ou através do Ligue 180. Para a mesma finalidade, as mulheres podem acionar a Patrulha Maria da Penha, da Prefeitura de Ponta Grossa, como também a Casa da Mulher, local em que as mulheres em situação de violência podem realizar denuncias e ter orientações sobre os tipos de violências cometidos.