Câmara nos Bairros soma mais de 900 participantes em 2025
O Câmara nos Bairros reuniu mais de 900 participantes nas quatro edições realizadas em 2025. O programa iniciou em 25 de maio, no Núcleo Santa Marta. Passou pelo Jardim Paraíso, em julho; Núcleo Santa Paula, em setembro e finalizou o ano em novembro, no Parque Nossa Senhora das Graças.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Julio Kuller, o balanço foi altamente positivo, tanto na quantidade como no engajamento da população. “Foi uma ação nova implementada na cidade e os vereadores e à comunidade responderam prontamente a esse chamado à cidadania e à democracia”.
Em todos os locais onde foi realizado, o Câmara nos Bairros abriu espaço para lideranças das comunidades exporem suas reivindicações e anseios, através do espaço da “Tribuna Livre”.
Seguindo a estrutura de uma Sessão Ordinária, os vereadores fazem seus pronunciamentos e em seguida, são votadas indicações, muitas das quais, propostas pela própria comunidade.
A iniciativa conta ainda com o apoio de diversas estruturas municipais, que levam serviços como Ônibus da Vacina, Agência do Trabalhador, CRAS móvel, distribuição de mudas de hortaliças e árvores, atividades esportivas e de recreação.
Pessoas que se destacam pelo serviço prestado à população das regiões abrangidas pelas sessões descentralizadas são homenageadas com a entrega de Moções de Aplauso aprovadas pela Câmara, em reconhecimento à sua atuação cidadã.
Criado por uma Resolução da Mesa Executiva da Câmara Municipal, o programa de encontro da comunidade tem o propósito de promover uma aproximação entre o Legislativo e a população, favorecendo a transparência e o acesso à informação.
O presidente enfatiza que o Câmara nos Bairros “proporciona uma ligação direta para que os cidadãos compreendam as atividades legislativas e as atribuições dos vereadores”.
Para ele, descentralizar as atividades legislativas “incentiva a inclusão dos moradores nos processos democráticos, fortalecendo a cidadania e estimulando a participação nas decisões que dizem respeito à sua comunidade”.
Em 2026, a primeira edição já está definida: será no Núcleo Monteiro Lobato.