Câmara Jovem realiza segunda sessão ordinária de 2023

por edson gil publicado 30/06/2023 14h13, última modificação 30/06/2023 14h13
O programa reúne alunos do ensino fundamental e médio em uma simulação do trabalho parlamentar

Em sua segunda sessão ordinária, a Câmara Jovem debateu e aprovou, nesta quinta-feira (29), três projetos de lei, além de três moções e 17 indicações. Para chegar à Ordem do Dia, as proposições passaram por todo o rito regimental, incluindo pareceres das comissões e apresentação de emendas.

O Projeto de Lei 02/2023, de autoria do vereador Yago Ferreira, prevê realização de parceria entre a Prefeitura e as Universidades para a oferta de atividades físicas, destinadas a crianças e idosos, nas praças e espaços públicos da cidade.

O projeto 03/2023, de autoria do vereador Pedro Brandão, presidente do Câmara Jovem, determina o estabelecimento de prioridades aos pacientes em tratamento oncológico no comércio e no transporte público. Esse projeto recebeu emenda supressiva da Comissão de Justiça, que foi aprovada.

Já o Projeto 04/2023, da vereadora Marina Pereira, objetiva a criação da Semana de Conscientização sobre o Fibroadenoma, um tipo de tumor de mama que atinge mulheres jovens, entre 15 e 35 anos. A parlamentar jovem, em um pronunciamento emocionado, disse que foi motivada pela dolorosa experiência pessoal com a doença, visando que outras meninas e mulheres tenham mais facilidade de acesso ao diagnóstico e tratamento.

Antes do início da discussão da Ordem do Dia, os vereadores ouviram o pronunciamento, na Tribuna Livre, da juíza da Vara e da Infância e da Juventude, Noeli Reback. Parabenizando os integrantes do Câmara Jovem, ela destacou a importância do programa, que é executado em parceira com o “Eleitor do Futuro”, iniciativa capitaneada pela própria Vara.

A magistrada lembrou aos vereadores jovens sobre a importância de participar de um programa como esse, que incentiva o exercício da cidadania. “Aproveitem essa experiência para saírem mais cidadãos, mais conscientes e preparados para quando chegar na hora do voto ter um pensamento mais específico sobre o que significa esse momento”.

O presidente da Câmara, o vereador Filipe Chociai, comenta que a cada sessão ordinária, é perceptível que estudantes repensam as necessidades do município, e por isso trazem demandas por meio de indicações, no que cabe a função de assessoramento da população frente ao trabalho da Prefeitura, mas também em projetos de leis e moções de sugestão legislativa, quanto a questões normativas municipais.

“Essa imersão no mundo legislativo é benéfica não apenas para os jovens, que utilizarão esse conhecimento adquirido em prol de suas comunidades, mas para a Câmara Municipal que terá ciência das necessidades deste público. Formamos cidadãos mais conscientes de seus direitos, das funções dos parlamentares e de como participarem mais ativamente da democracia”, finaliza Chociai.

A sessão contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Professor Collares, que lotaram a galeria da Câmara Municipal.

A próxima sessão do Câmara Jovem acontece no dia 27 de julho.