Câmara Jovem PG realiza primeira sessão ordinária de 2023

por edson gil publicado 26/05/2023 15h57, última modificação 26/05/2023 15h57
Programa busca ampliar noções de cidadania e da importância da política na vida da comunidade

Os estudantes que integram o programa Câmara Jovem PG se reuniram para a sua primeira sessão ordinária, na última quinta-feira (25), no Plenário da Casa. Seguindo os trâmites regimentais, os parlamentares discutiram as proposições elaboradas por eles mesmos e já analisadas pelas comissões que igualmente os próprios estudantes compuseram.

Os autores defenderam suas proposições com argumentos sólidos e bem elaborados, em uma sessão conduzida com seriedade pelos integrantes da Mesa Executiva, presidida por Pedro Henrique de Freitas Brandão, estudante do Colégio Sagrada Família.

Foram colocados em discussão e votação, dois projetos de lei, uma moção de sugestão legislativa e 19 indicações, elaboradas com a parceria dos gabinetes dos vereadores. A sessão ordinária foi transmitida ao vivo e acompanhada presencialmente por cerca de 70 alunos do Colégio Regente Feijó e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Para o presidente da Câmara, Filipe Chociai, o programa oportuniza uma maior participação efetiva dos jovens na vida pública ponta-grossense. “As proposições elaboradas pelos participantes trazem demandas de necessidades reais da população e ideias de leis para Ponta Grossa, a partir da perspectiva do público jovem e das escolas onde estudam”, destaca o presidente da Câmara.

Participam da edição 2023 do Programa Câmara Jovem os estudantes eleitos no Colégio Estadual Professor Colares, na Escola Estadual Frei Doroteu de Pádua, no Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, no Colégio Estadual Polivalente, no Colégio Sagrada Família em suas três unidades.

O Programa Câmara Jovem é realizado pela Câmara de Ponta Grossa e conta com a parceria do Programa Eleitor do Futuro, executado pela Vara da Infância e Juventude/PG, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).