Câmara Jovem PG inicia trabalhos nesta semana

por edson gil publicado 26/04/2023 12h56, última modificação 26/04/2023 12h56
Iniciativa contará com o apoio dos gabinetes dos vereadores da Casa

A Câmara de Ponta Grossa realizou nesta terça-feira (25) a segunda etapa do treinamento para os participantes do Programa Câmara Jovem. O encontro oportunizou a interação entre estudantes, que irão definir nesta quinta-feira (27), os membros da Mesa Diretora da iniciativa, que coordenará os trabalhos em plenário até o final deste ano.

No treinamento, os jovens receberam informações pertinentes ao funcionamento das proposições e do funcionamento dos estudos e das votações que acontecem na Câmara. Segundo o presidente da Casa, Filipe Chociai, outro momento importante deste encontro foi o sorteio e encaminhamento dos estudantes, que serão orientados pelos gabinetes dos vereadores.

Cada estudante tem, por lei, a obrigação de uma produção legislativa de Indicações, Requerimentos e Moções, como também de um Projeto de Lei, que serão apreciados pelos demais vereadores jovens nas sessões ordinárias do Programa. “Assim, os jovens terão a oportunidade de conhecer o processo legislativo, mas discutirem ideias que assessorem o Poder Executivo e repensem a cidade por uma perspectiva singular da juventude”, destacou o presidente da Câmara.

A participação dos gabinetes dos vereadores da Casa será a conexão entre a simulação e a realidade, pois a proposições dos jovens poderão, se for vontade do vereador, ser oferecida para apreciação no Plenário da Casa. “Contamos com a adesão de todos os vereadores da Câmara, mesmo a participação não sendo obrigatória. Desta forma, a produção legislativa dos estudantes contará com a orientação dos assessores parlamentares e as contribuições dos jovens podem ser propostas pelos vereadores no parlamento convencional, ampliando o impacto do Programa na sociedade, além de por meio da educação política, criarmos novas lideranças para a cidade”, disse Chociai.

Eleição da Mesa Diretora

Nesta quinta-feira os jovens terão que se articular para definir a Mesa Diretora do Programa, que vai coordenar os trabalhos nas votações que acontecem até o mês de outubro. Todos os vereadores terão que escolher através do voto quem será o presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários. “Com o suporte do Departamento Legislativo, faremos a eleição da Mesa aos moldes do que determina o Regimento Interno da Câmara. A sociedade em geral está convidada a assistir na galeria da Casa de Leis, bem como pelo site e Facebook da Câmara”, finaliza o presidente da Câmara, Filipe Chociai.