Câmara Jovem e Eleitor do Futuro planejam atividades para 2024

por edson gil publicado 03/11/2023 18h15, última modificação 03/11/2023 18h15
Chociai participa de reunião com a juíza Noeli Reback para definir estratégias para o próximo ano e apresentar relatório da turma de 2023

Na última semana, o presidente da Câmara, Filipe Chociai esteve em reunião com a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Noeli Reback, responsável pelo Programa Eleitor do Futuro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tratar da edição do Programa Câmara Jovem de 2024. No encontro, além de traçar estratégias para um maior alcance da parceria educadora com as escolas da cidade, Chociai entregou um relatório com os resultados da iniciativa neste ano, até o momento.

De acordo com a juíza, a reunião foi muito produtiva, pois é muito gratificante tratar de iniciativas pedagógicas tão importantes para o futuro da sociedade. “São dois projetos que se juntam como uma maneira de levar princípios de cidadania e de conhecimento do que é a política, da importância dela na sociedade, para jovens estudantes, que são os futuros eleitores. Estamos animados para as etapas que estamos planejando para o próximo ano. Tenho certeza de que a edição de 2024 terá grande êxito, para levar para os estudantes mais aprendizado sobre a vida pública e mais debates sobre o que é importante no dia a dia da sociedade”, disse Noeli.

Chociai ressalta que a iniciativa, neste ano, superou a expectativa nos debates realizados nas sessões ordinárias do parlamento simulado, bem como na contribuição para a cidade, por meio da produção legislativa dos jovens. “Na edição deste ano, até o momento, os jovens produziram 25 projetos de leis, 149 indicações, dois requerimentos, 25 moções e dois projetos de resolução. Dois projetos oriundos do Câmara Jovem já passaram pelo Plenário desta Casa e se tornaram leis municipais, enquanto outros estão tramitando no parlamento convencional”, destaca o presidente da Câmara sobre os dados do relatório entregue.

Para 2024, o Projeto Eleitor do Futuro e Câmara Jovem estarão juntos, com eleição prevista para o mês de fevereiro.