Câmara Jovem é apresentada no Colégio Estadual José Elias da Rocha

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 22/09/2023 16h59, última modificação 22/09/2023 16h59
Alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Câmara Municipal

A equipe de coordenação do Programa Câmara Jovem, da Câmara Municipal de Ponta Grossa esteve na manhã desta sexta-feira (22), no Colégio Estadual José Elias da Rocha, no bairro de Olarias, ministrando uma palestra sobre o Poder Legislativo para aproximadamente 200 estudantes do ensino médio.

Foram abordados tópicos a respeito da função dos vereadores, do funcionamento da Casa de Leis e sobre o Programa Câmara Jovem, com o intuito de sensibilizar os adolescentes a participarem das eleições da iniciativa, em 2024.

Para a professora de Cidadania e Civismo, Analu Gomes Farias Heirich, é muito importante essa palestra dentro das escolas, porque abre a visão dos alunos sobre o tema. “É algo que eles não tem no dia-a-dia e passam a conhecer um pouco. E, por mais que seja por um curto período de tempo, mas eles já começam a se interessar pelo assunto”, avalia.

A professora conta que logo após a palestra, alguns alunos já a procuraram para mais informações. “Eles queriam entender mais como funciona, como faz pra se candidatar, discutir sobre a função do vereador”.

Ela destaca, ainda que é uma iniciativa que desperta a atenção para algo que talvez eles não tivessem interesse e, além disso, tem um efeito multiplicador.  “É muito importante que eles possam levar essas informações para a família e para outros jovens que não tenham a mesma oportunidade de acesso”.

Segundo Analu, é muito importante essa convivência com a política. “Considero essa inciiativa como um divisor de águas para a comunidade escolar”, completa.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Filipe Chociai, a agenda de visitas vai se estender a outras escolas estaduais e particulares. “Queremos, por meio dessas palestras, aproximar a população jovem do Poder Legislativo”, comenta.

O presidente destaca que o Programa Câmara Jovem é uma das ferramentas da sua gestão para atrair as pessoas para a Câmara Municipal. “Não basta apenas abrir o acesso da população à Casa de Lei. É preciso motivar a população a acompanhar as decisões que dizem respeito a vida de toda a comunidade”, finaliza Chociai.

As escolas que tiverem interesse em receber essa palestra sobre o Poder Legislativo e sobre o Câmara Jovem, podem entrar em contato pelo telefone (42) 3220-7165, com o Departamento de Imprensa e Divulgação da Câmara Municipal.