Câmara estuda implantação de Escola do Legislativo

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 15/03/2023 14h06, última modificação 15/03/2023 14h06
A iniciativa visa oferecer palestras e cursos em assuntos legislativos para servidores, sendo aberta e gratuita para a comunidade

O vereador Felipe Passos, por meio do Ofício 001/2023, encaminhado no dia 24 de fevereiro para a Mesa Executiva, propôs a implantação da Escola do Legislativo, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, objetivando aproximar todos os ponta-grossenses da Casa Legislativa e garantir uma constante atualização nos conhecimentos dos servidores do Município. A Mesa Diretora da Casa, desde o início deste ano já estuda o tema e pretende propor um Projeto de Resolução ainda neste semestre.

O propositor do Ofício destaca a importância de uma Escola do Legislativo não apenas para o Legislativo Municipal, mas também para a cidade, e cita o exemplo da Câmara de Palmeira que já conta há alguns anos, com uma proposta implementada, bem como diversos outros municípios de porte menor e assembleias legislativas de vários estados do país.

“Entre os benefícios da presente proposição, estão a possibilidade de convênios e acordos com outras instituições de ensino, oferecer cursos para a comunidade princesina e qualificação dos servidores públicos nas atividades de desenvolvimento profissional, de suporte legislativo e técnico-administrativo, econômicos, social e político, juntamente com a fomentação de pesquisas técnico-acadêmicas, inclusive com possibilidade de participação científica de outras instituições", comenta Passos, que conta que junto ao Ofício, anexou cópia da Resolução de criação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

O presidente da Câmara, Filipe Chociai, comenta que recebeu o ofício de Passos e que a Casa já realiza estudos para instalação da Escola do Legislativo. Chociai relata que para essa finalidade, juntamente com o pleno funcionamento do Programa Câmara Jovem, contratou no início deste ano, Edson Gil Santos Júnior para a chefia do Departamento de Imprensa e Divulgação, que foi responsável pela execução da Escola do Legislativo no município de Palmeira, citada por Passos.

“Para o este biênio vamos concentrar nossas forças, entre outras metas, na aproximação com o ponta-grossense, por meio da educação legislativa, para o fortalecimento institucional. Agradeço a colaboração do vereador Felipe Passos, trazendo mais ideias para os estudos realizados pela Presidência. A intenção da Mesa Diretora é apresentar o Projeto de Resolução da Escola do Legislativo neste semestre, visando o seu funcionamento acontecer ainda neste ano”, finaliza Chociai.