Câmara entrega demandas da cidade para deputados na Assembleia Itinerante

por edson gil publicado 26/09/2023 14h05, última modificação 26/09/2023 14h05
25 solicitações foram formuladas pelos vereadores Filipe Chociai, Doutor Erick, Missionária Adriana e Pastor Ezequiel

A Câmara de Ponta Grossa esteve representada, na última sexta-feira (22), na sessão especial da Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná, que aconteceu no Centro de Eventos de Ponta Grossa, na primeira edição do Transforma Agro. Pedidos dos vereadores foram encaminhados para ver possibilidade de atendimento pelo Legislativo Estadual e Governo do Estado.

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas dos vereadores foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, o vereador Filipe Chociai.

Para o presidente da Câmara de Ponta Grossa, os deputados estaduais deixaram o município com uma série de demandas, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. “Tenho a certeza que os pedidos representam as necessidades da população da cidade, e por isso, serão atendidos pela Assembleia, demonstrando a eficácia da iniciativa descentralizada do Legislativo Estadual”, disse Chociai.

Ao todo, 25 solicitações foram elaboradas pelos vereadores Pastor Ezequiel, Doutor Erick, Missionária Adriana e Filipe Chociai.

O deputado Alexandre Curi, que presidiu a Sessão Especial da Assembleia Itinerante, em Ponta Grossa, comenta que na última semana ocorreram dois eventos da mesma natureza, contando também com a cidade de Fazenda Rio Grande. “Vamos contabilizar e catalogar todas as sugestões recebidas das comunidades locais nestas duas edições, o que está sendo feito por nossa equipe a partir desta segunda-feira. As demandas são oriundas de autoridades e entidades que conhecem a realidade de Ponta Grossa e dos Campos Gerais e que nos darão um norte sobre as prioridades da região em nossa atuação no Legislativo ou como indicação ao Governo do Estado”, finaliza Curi.

 

Conheça as solicitações dos vereadores para os deputados estaduais, na Assembleia Itinerante:

1. Proposta de Lei sobre Recolhimento de Sementes de Araucária: Sugestão de criação de Lei para o recolhimento de sementes de Araucária antes de autorizar o corte, visando a preservação da variabilidade genética.

2. Duplicação da Rodovia BR 376: Intermediação para liberação de emenda parlamentar para a duplicação da BR 376, trecho crítico próximo à Superintendência Regional CAMPOS GERAIS do DER.

3. Fiscalização das Obras da Estação Elevatória de Esgoto: Intermediação para fiscalização e agilização das obras da nova estação elevatória de esgoto na região do Gralha Azul, proporcionando tratamento adequado dos efluentes.

4. Preservação do Parque Nacional dos Campos Gerais: Articulação para a preservação e manejo adequado do Parque Nacional dos Campos Gerais, um importante patrimônio natural e cultural do Paraná.

5. Fomento ao Viveiro Florestal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): Intermediação para liberação de emenda parlamentar destinada ao fomento das atividades do Viveiro Florestal, visando a educação ambiental e sustentabilidade.

6. Melhorias de trafegabilidade em pista de rolamento para trecho da BR 376, trecho urbano da BR 376, imediações do KM 498 até o KM 488 em ambos os sentidos - Asfalto Deteriorado.

7. Elaboração de Projeto para criação de 3º pista de rolamento, na BR 376, imediações do KM 492, pista sentido SUL - Alto fluxo de veículos em horários de pico, causando acidentes e engarrafamentos longos. Veículos pesados quebrados afetam o fluxo, ficando em meia pista.

8. Projeto de Melhoria de acesso da BR 376 ao Viaduto Santa Terezinha - Trecho curto de acesso, inseguro para veículos.

9. Projeto para criação de trincheira melhoria de acesso ao Viaduto da Santa Maria, imediações do KM 490, sentido sul - Fluxo intenso de veículos, inclusive ocupando a pista de forma parcial .

10. Projeto para elaboração de trincheira na Rotatória existente no acesso da UTFPR - Alto fluxo de veículos em vários sentidos .

11. Meu Campinho - Módulo Campo de Society na Região do Jardim Planalto e Vila Ildemira - Atender às necessidades da população .

12. Manutenção do efetivo da PMPR da Escola de Formação de Soldados - Atender as necessidades do efetivo para Ponta Grossa.

13. Melhorias nos acessos aos entrepostos recebedores de produtos oriundos da safra agrícola da Região - Vias de acesso ruins, sem sinalização e mal conservadas.

14. Reforma ou reconstrução da Unidade de Saúde do Jardim Planalto (apoio rural) - Atendimento das regiões que ali circundam (Planalto, Ildemira, Moema, Gertudes e Taquari).

15. Aquisição de equipamentos tipo sondas e sugadores e demais itens para atendimentos de pacientes domiciliares - Carência do município.

16. Programas de apoio a fanfarras - Atendimento às bandas e fanfarras da região

17. Cursos de qualificação Profissional - Qualificação da população

18. Aquisição de Kits APH e de Incêndios para brigadas escolares - Treinamentos e qualificação nas escolas

19. Reposição e aumento do quadro efetivo - Criação do QOA - Quadro de Oficiais Administrativo - Demanda de efetivo.

20. Obras de Duplicação da Rua Valério Ronchi, principalmente no trecho próximo ao Mariano Atacadista - Uvaranas: A região do Uvaranas está em constante expansão, são inúmeros os empreendimentos realizados naquela região, alguns desses empreendimentos exigem uma ampla necessidade da atuação do Poder Público no sentido de levar melhorias tanto para a população, quanto para os empresários da região, para que todos se sintam confortáveis e seguros.

21. Construção dos Colégios Estaduais no Costa Rica e Del Rei.

22. Pavimentação da Vila Colinas Verde.

23. Troca de lâmpadas para LED em todas as Avenidas de grande circulação da cidade.

24. Recursos por emenda parlamentar objetivando a instalação e distribuição de água potável na localidade da Vila Ernestina , na zona rural do Alagados.

25. Recursos por emenda parlamentar objetivando obras de desassoreamento dos Alagados (represa), na área rural do Município de Ponta Grossa.