Câmara em parceria com entidades premia vereadores jovens

por edson gil publicado 06/12/2023 17h15, última modificação 06/12/2023 17h15
Premiação é o reconhecimento pelo serviço prestado por estudantes em prol da cidade e servirá como incentivo à participação na edição de 2024

Nesta semana, a Receita Federal entregou para a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) 38 notebooks que serão destinados como premiação para as edições 2023 e 2024 do Programa Câmara Jovem, realizado pela Câmara Municipal de Ponta Grossa. No dia 14 de dezembro, acontece uma sessão especial de encerramento da edição que congratulará estudantes oriundos de escolas públicas e privadas com os computadores portáteis.

A doação dos notebooks pela Receita Federal aconteceu por meio de uma parceria firmada entre a Câmara de Ponta Grossa com a ACIPG, que reconheceu a importância da iniciativa educativa e notou a necessidade em retribuir o serviço prestado pelos jovens vereadores para a cidade de Ponta Grossa com as ideias e demandas oferecidas durante 2023. Além dos notebooks, os estudantes receberão brindes vindos do Programa Jovem Senador, do Senado Federal.

De acordo com o coordenador do Câmara Jovem, Edson Gil, serão contemplados com os notebooks jovens representantes nas escolas de Ponta Grossa, eleitos por meio do Programa Eleitor do Futuro em 2022 e que cumpriram com o regulamento da iniciativa, desde a proposição de indicações, moções e requerimentos, como também de projetos de leis, durante o ano de 2023. “Os participantes aprenderam de maneira avançada sobre o funcionamento do Legislativo Municipal e tiveram a possibilidade de contribuir com demandas reais da sociedade ponta-grossense”, disse.

A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek destaca que boas ideias que fazem diferença para a sociedade devem ser apoiadas e o Câmara Jovem demonstra ser uma iniciativa importante para a cidadania e também para a participação do cidadão na vida pública da cidade. “A ACIPG acredita que o Câmara Jovem vem ao encontro da necessidade de despertar nos jovens o protagonismo e o interesse pela política. É uma ferramenta para a formação de futuras lideranças comunitárias”, avalia.

O presidente do Legislativo, vereador Felipe Chociai, entende que para a Câmara, é uma satisfação ver o reconhecimento de uma entidade como a ACIPG, em relação ao Programa Câmara Jovem e ao trabalho realizado pela Câmara. “Isso, para nós, é uma confirmação de que estamos no caminho certo com a iniciativa. Estamos fazendo a diferença em nossa cidade, cumprindo com um de nossos objetivos, que é levar a consciência cidadã ao maior número possível de pessoas”, finaliza Chociai, que espera uma adesão expressiva de escolas e de estudantes na edição do Câmara Jovem de 2024.

O Programa Câmara Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal, que acontece com a parceria com a Vara da Infância e da Juventude e Tribunal Regional Eleitoral; Núcleo Regional de Educação (NRE) do Governo do Estado; Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE/PR - Regional Campos Gerais); Secretaria Municipal de Esportes e Fundação de Assistência Social, ambas da Prefeitura de Ponta Grossa; 1º Batalhão da Polícia Militar do Paraná; Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa; e da Receita Federal.

O evento de premiação e encerramento do Câmara Jovem acontecerá às 15 horas, do dia 14 de dezembro, na Câmara Municipal.