Câmara discute com a população mudanças no transporte coletivo

por marcelo — publicado 04/11/2022 14h57, última modificação 04/11/2022 14h57
Audiência Pública reuniu empresários, representantes políticos e centenas de pessoas para debater sobre novo modelo de transporte em Ponta Grossa

A Câmara Municipal de Ponta Grossa realizou nessa quinta-feira (03), uma audiência pública para debater com a população sobre o Projeto de Lei 323/2022, de autoria do Poder Executivo, que trata das mudanças previstas no contrato do Transporte Coletivo da cidade. A reunião contou com a presença do presidente do legislativo, Daniel Milla Fraccaro, dos vereadores Filipe Chociai, Divo, Bianco, Julio Kuller, pastor Ezequiel Bueno, Geraldo Stocco, Ede Pimentel e Paulo Balansin. Também participaram da audiência, o deputado federal Aliel Machado, o secretário de Planejamento, Henrique Palermo Ribeiro do Vale, representantes de entidades, empresários e centenas de pessoas da comunidade em geral.

Durante o evento, o projeto foi lido na integra e depois debatido entre os presentes. Entre as alterações propostas no projeto, está a forma de pagamento, que será feito pelo serviço prestado, e não mais pelo Índice de Passageiro Quilometro (IPK). Alguns testes, levando em conta esse tipo de pagamento já estão sendo realizados pela prefeitura, inclusive com passagens vendidas pela internet com pagamentos por PIX.

Além dessa mudança, em relação ao modelo atual, está a criação do Fundo Municipal de Transporte, que receberá recursos da tarifa e também de outras receitas. A nova proposta prevê também que o usuário possa utilizar o transporte pagando valores diferenciados, dependendo da freqüência de utilização do serviço.

Para o presidente da câmara, Daniel Milla Fraccaro, a audiência pública foi uma grande oportunidade para que a população, entidades e representantes políticos, busquem alternativas para o aprimoramento do sistema atual, visando melhorias para a população. “Juntos vamos encontrar o melhor modelo para o transporte coletivo da nossa cidade”, afirmou Milla.

Após ouvir as sugestões da comunidade e a realização do teste de rotas personalizadas, o projeto deve tramitar nas comissões internas da Câmara Municipal. Depois disso o projeto será votado em plenário.