Câmara de PG recebe evento do Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD)

por afonso verner publicado 29/09/2025 15h54, última modificação 29/09/2025 15h54
A atividade faz parte de uma iniciativa nacional que tem como meta promover a inclusão
Câmara de PG recebe evento do Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD)

CMPG: evento foi realizado na sede da Câmara

Nesta sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) sediou as atividades do Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD). O evento, que é uma iniciativa da Agência do Trabalhador em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), pretende promover a aproximação das empresas com pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, buscando inseri-los no mercado de trabalho.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, o vereador Júlio Kuller reafirmou a importância do evento, e como a CMPG tem trabalhado para estar mais próxima da população. “Queremos, talvez, já através de Lei, colocar que esse evento seja feito todo ano aqui na Câmara, e que seja mais uma oferta desta Casa para as pessoas. Mais uma forma de colocar o Legislativo à disposição da população”, afirma.

Para a secretária municipal Faynara Merege, que dirige a SMICQP, o evento é só mais uma das iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela pasta neste ano, e que além de descentralizar as atividades da Agência do Trabalhador, existe um trabalho contínuo para a qualificação das pessoas com deficiência. “Quando pensamos em uma cidade inclusiva, precisamos abrir as portas para todos, então esse é um momento marcante para a nossa cidade. Além disso, temos descentralizado as nossas ações, e também trabalhado de forma contínua para promover a inclusão de todos no mercado de trabalho”, explica.

De acordo com Emerson Santos, diretor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, o Dia D é uma data especial por trazer a oportunidade para que essas pessoas possam conseguir um novo emprego, dando a elas mais dignidade e a oportunidade de uma vida melhor. “Hoje aqui temos mais de 46 empresas, mais de 170 vagas direcionadas para esse público. E todas as pessoas que querem buscar essas vagas, podem procurar o departamento de serviço social da Agência do Trabalhador, e que com certeza serão bem encaminhadas”, pontua.