Câmara de PG forma comissões permanentes para 2024

por Ana Claudia Ferreira Gambassi publicado 19/02/2024 16h12, última modificação 19/02/2024 16h12
Vereadores elegeram membros de comissões permanentes que serão responsáveis por avaliarem projetos antes da votação em plenário

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) retomou nesta segunda-feira (19) as sessões ordinárias. Uma das primeiras ações do Legislativo Municipal tratou da formação das sete comissões permanentes da Casa de Leis - as Comissões Permanentes temáticas são responsáveis por avaliarem os projetos de lei antes destes serem votados no plenário.

O regimento interno da CMPG rege que as comissões permanentes são as seguintes: Legislação, Justiça e Redação (CLJR), Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF), Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (COSPTTMUA), Saúde e Ação Social (CSAS), Educação, Cultura e Esporte (CECE), Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente (CAPICTMA) e de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS).

Para o presidente da CMPG, Filipe Chociai (PSD), as comissões executam um papel fundamental no funcionamento da Casa de Leis. "As comissões emitem pareceres para que possamos manter a qualidade dos temas legislativos que vão ao plenário. Atualmente temos sete comissões fixas temáticas que nos ajudam a montar a pauta legislativa e discutir a nossa cidade", pondera Chociai.

As comissões foram formadas pelos seguintes integrantes:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação: Daniel Milla (PSD), Ede Pimentel (PDT), Izaias Salustiano (PL), Joce Canto (PSC) e Leandro Bianco (Republicanos)

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: Paulo Balansin (PSD), Geraldo Stocco (PV), Julio Kuller (MDB), Dr. Erick (PSDB) e Celso Cieslak (PRTB).

Comissão de Educação, Cultura e Esporte: Missionária Adriana (SD), Geraldo Stocco (PV) e Celso Cieslak (PRTB).

Comissão de Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade: Léo Farmacêutico (PSD), Jairton da Farmácia (União Brasil) e Julio Kuller (MDB)

Comissão de Saúde e Ação Social: Divo (PSD), Léo Farmacêutico (PSD) e Dr Zeca (PSD).

Comissão de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente: Jairton da Farmácia (União Brasil), Dr Erick (PSDB) e Josi Kieras (PSOL)

Comissão de Direito Humanos, Cidadania e Segurança: Julio Kuller (MDB), Maurício Silva (PSDB) e Divo (PSD).